NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Magda Schmidt Brasil Universidade Internacional Iberoamericana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1742

Palavras-chave:

Neurociência cognitiva. Metodologias Ativas. Protagonismo.

Resumo

 A neurociência estuda o Sistema Nervoso e o cérebro com suas complexas estruturas mentais. Compreender como funcionam os processos cognitivos a partir da neurociência tornou-se um desafio para os profissionais da educação. O presente artigo tem a intenção de elucidar como a neurociência contribui para a educação e de que maneira as Metodologias Ativas podem facilitar a trajetória para o desenvolvimento cognitivo, visto que a multiplicidade do cérebro tem a capacidade de traçar rotas alternativas, a fim de adaptar o conhecimento, torna-se necessário investigar os métodos de ensino mais adequados. A aprendizagem está relacionada com as estruturas mentais e a neuroplasticidade cerebral que possibilita transformações a cada novo estímulo ou a cada nova informação. As Metodologias Ativas (MA) são estratégias com inúmeras possibilidades para o processo de aprendizagem. O principal objetivo da MA é impulsionar o estudante ao protagonismo, nesse sentido o sujeito aprendente é o centro do processo com capacidade de construir seu próprio conhecimento, de acordo com a neurociência essa é a estratégia mais favorável para estimular e armazenar o conhecimento. A MA não é uma descoberta recente, iniciou da década de 40 e expandiu ganhando visibilidade a partir dos avanços tecnológicos e da evolução da web. A pergunta que fica para ser respondida no percurso dessa pesquisa, concerne a maneira que as Metodologias Ativas podem contribuir para a educação a partir dos estudos da neurociência cognitiva.

Biografia do Autor

Magda Schmidt Brasil, Universidade Internacional Iberoamericana

Mestranda em Educação pela Universidade Internacional Iberoamericana. Porto Rico. Pós-Graduada em Neuropsicopedagogia clínica. Graduada em Pedagogia pela ULBRA, P. Já atuou como professora de rede privada  e como supervisora pedagógica na rede pública da cidade de Esteio no RS. https://orcid.org/0000-0003-0659-843X. E-mail: magda.brasil@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Brasil, M. S. . (2021). NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E METODOLOGIAS ATIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1017–1032. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1742