ENFERMAGEM E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DA TRICOMONÍASE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Luana Nantet Celestino Universidade Iguaçu – UNIG
  • Karine Freitas de Faria Universidade Iguaçu – UNIG
  • Isabelle Castro da Silva Universidade Iguaçu – UNIG
  • Karine Rocha Moura da Silva Universidade Iguaçu – UNIG
  • Nívea Maria Barbosa Universidade Iguaçu – UNIG
  • Mariana Sampaio Filisbino Universidade Iguaçu – UNIG
  • Fernanda Cardoso Correa Póvoa Universidade Iguaçu – UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v1i01.17382

Palavras-chave:

Enfermagem, Ações educativas, Tricomoníase, Diagnóstico, Prevenção, Complicações.

Resumo

A tricomoníase, infecção sexualmente transmissível causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, é um problema de saúde pública, especialmente entre mulheres em idade fértil. Muitas vezes assintomática, dificulta o diagnóstico e aumenta o risco de complicações. Nesse contexto, os enfermeiros têm papel essencial na prevenção, tratamento e educação sobre práticas de sexo seguro. Este estudo analisa a contribuição da enfermagem na educação em saúde sobre a tricomoníase, propondo ações educativas para capacitar os enfermeiros a promover a saúde sexual. A pesquisa, baseada em revisão de literatura, destaca que a educação em saúde, especialmente por parte dos enfermeiros, é crucial para a prevenção. Estratégias educativas adaptadas à realidade local aumentam a conscientização sobre práticas preventivas, como o uso de preservativos. Contudo, desafios como a falta de pesquisas sobre a doença e a resistência cultural ao uso de preservativos ainda dificultam as ações preventivas. Em conclusão, o estudo reforça a importância da educação em saúde e da capacitação contínua dos profissionais para melhorar o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento.

Biografia do Autor

Luana Nantet Celestino, Universidade Iguaçu – UNIG

Discente, Universidade Iguaçu. 

Karine Freitas de Faria, Universidade Iguaçu – UNIG

Discente, Universidade Iguaçu.

Isabelle Castro da Silva, Universidade Iguaçu – UNIG

Discente, Universidade Iguaçu. 

Karine Rocha Moura da Silva, Universidade Iguaçu – UNIG

Discente, Universidade Iguaçu.  

Nívea Maria Barbosa, Universidade Iguaçu – UNIG

Discente, Universidade Iguaçu. 

Mariana Sampaio Filisbino, Universidade Iguaçu – UNIG

Discente, Universidade Iguaçu. 

Fernanda Cardoso Correa Póvoa, Universidade Iguaçu – UNIG

Graduada em enfermagem com pós-graduação em administração hospitalar e saúde da família. Docência do ensino superior e sexualidade humana. Mestrado em educação em saúde pela UFF. Doutoranda em ensino das ciências pelo CEFET. 

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Celestino, L. N., Faria, K. F. de, Silva, I. C. da, Silva, K. R. M. da, Barbosa, N. M., Filisbino, M. S., & Póvoa, F. C. C. (2024). ENFERMAGEM E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DA TRICOMONÍASE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 1(01), 452–463. https://doi.org/10.51891/rease.v1i01.17382