CONTRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO NA GESTÃO HOSPITALAR BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17328

Palavras-chave:

Gestão em Saúde. Papel do Enfermeiro. Competência Profissional.

Resumo

 Uma boa gestão é de suma importância em qualquer segmento, na gestão hospitalar toma uma conotação ainda maior por se tratar com vidas e o desenvolvimento dos trabalhos exercidos dentro da instituição, e por isso, são necessários profissionais qualificados para os cargos. Os enfermeiros, além de poderem atuar clinicamente, ou seja, diretamente com o cliente, podem se tornar gestores, seja de forma simples, como no gerenciamento da sua equipe, dos materiais, da definição de escalas, entre outros, ou de forma complexa, como gestor de hospitais, e locais maiores, abrangendo diversos setores. Sendo assim, a pergunta que norteia essa pesquisa é: Qual a importância da atuação do enfermeiro na gestão hospitalar? O objetivo geral dessa pesquisa é compreender a função do profissional enfermeiro na gestão dos hospitais brasileiro. Já os objetivos específicos são: Contextualizar a gestão hospitalar; Identificar o papel do enfermeiro na gestão; Descrever os benefícios da atuação dos enfermeiros na gestão dos hospitais. O trabalho será desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica, utilizando artigos encontrados nas Bases de Dados, como: Biblioteca Virtual, a Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), além de livros. O resultado esperado a partir da conclusão da pesquisa é compreender a atuação do profissional de enfermagem como gestor de uma instituição hospitalar, apontando a importância que o mesmo tem para a administração de hospitais, mas também entender o que é a gestão em si, o que é necessário para que o profissional seja capaz de gerir um hospital, e o papel que o enfermeiro exerce nesse contexto.

Downloads

Biografia do Autor

Bruna Santos Campos, FACISA

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, em Itamaraju – BA. 

Jackson Cordeiro de Almeida, FACISA

Professor Orientador em Faculdade Sociais Aplicadas – FACISA, em Itamaraju (BA). Doutor em Educação Holística pela FACISC do Chile. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré - FVC (2012-2014) Especialista em Gestão Escolar. (2008). Especialista em Filosofia e Sociologia. Especialista em Inspeção Institucional Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (2005). Diretor dos Pólos EAD da Unopar de Ilhéus e Itabuna de 2006. Diretor Acadêmico Geral da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas FACISA (2011). Procurador Institucional, Professor Titular de Filosofia Geral, Filosofia Jurídica, Antropologia e Sociologia da FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP.

Emanuel Vieria Pinto, FACISA

Professor Orientador em Faculdade Sociais Aplicadas – FACISA, em Itamaraju (BA). Mestre em Gestão. Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré - UNIVC (2012-2015). Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré Possui graduação em BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO pela Universidade Federal da Bahia (2009). Possui graduação em Sociologia pela Universidade Paulista (2017-2020) Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP.ORCID:0000-0003-1652-8152. 

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

Campos, B. S., Almeida, J. C. de, & Pinto, E. V. (2024). CONTRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO NA GESTÃO HOSPITALAR BRASILEIRA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 640–658. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17328