USO E IMPORTÂNCIA DOS PROBIÓTICOS FRENTE A OBESIDADE: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Marcos Vinícius da Cruz Silva UNIFTC
  • Victória Beatriz Dias Loiola UNIFTC
  • Ana Elise Evangelista Santana Nery UNIFTC
  • Raquel Guimarães Domingos UNIFTC
  • Lílian Filadelfa Lima dos Santos Leal UNIVASF
  • Jorge Messias Leal do Nascimento UNIFTC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17305

Palavras-chave:

Probióticos. Obesidade. Microbiota intestinal. Disbiose.

Resumo

A obesidade é uma doença crônica que afeta milhões de indivíduos no mundo, dentre os principais fatores, a microbiota intestinal é um dos que desempenha um papel fundamental na saúde dos afetados e também pode estar relacionada com o controle do peso corporal. Assim, os probióticos surgem como alternativa promissora para restaurar e manter a saúde intestinal, podendo assim contribuir com a redução do Índice de Massa Corporal (IMC) em indivíduos obesos. Na presente revisão é discutida a relação entre a obesidade e o uso de probióticos por estes indivíduos acometidos, tendo em vista que os probióticos podem atenuar possíveis problemas de saúde ocasionados pela obesidade e proporcionar benefícios, sendo aliados na condição destes pacientes. Assim, o presente estudo de revisão visou buscar artigos na literatura que abordem os probióticos e sua importância frente a problemática da obesidade e seus possíveis benefícios. Para isso, foram realizadas buscas nas bases de dados, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed, incluindo artigos em inglês e português, publicados nos últimos 5 anos, que respondessem a pergunta norteadora, “qual a relação entre o uso de probióticos e a obesidade no mundo?” e excluídos trabalhos pagos, incompletos ou sem correlação com a pergunta norteadora. Ao final do processo foram analisados 30 artigos, que foram lidos na íntegra e compõem o resultado do trabalho, a síntese destes trabalhos demonstra que os probióticos podem beneficiar pacientes com sobrepeso, este benefício está ligado diretamente as espécies relacionadas, a forma de ingestão e ao grupo de pacientes avaliados, necessitando de mais estudos que direcionem formas personalizadas para cada tipo de indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius da Cruz Silva, UNIFTC

Discente do curso de Farmácia. Faculdade UNIFTC Juazeiro-BA. 

Victória Beatriz Dias Loiola, UNIFTC

Discente do curso de Farmácia. Faculdade UNIFTC Juazeiro-BA. 

Ana Elise Evangelista Santana Nery, UNIFTC

Discente do curso de Nutrição. Faculdade UNIFTC Juazeiro-BA. 

Raquel Guimarães Domingos, UNIFTC

Discente do curso de Farmácia. Faculdade UNIFTC Juazeiro-BA. 

Lílian Filadelfa Lima dos Santos Leal, UNIVASF

Administradora (Faculdade UNIBRAS Juazeiro), Mestre em Ciências da Saúde (UNIVASF), Docente do colegiado de Medicina da Faculdade Estácio IDOMED Juazeiro (Gestão e Inovação à Saúde).

Jorge Messias Leal do Nascimento, UNIFTC

Orientador. Biólogo (UNIVASF), MSc em Ciência Animal (UNIVASF), Doutor em Ciências (Microbiologia) – UFRB. Docente dos cursos das ciências da saúde. Faculdade UNIFTC Juazeiro-BA. 

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

Silva, M. V. da C., Loiola, V. B. D., Nery, A. E. E. S., Domingos, R. G., Leal, L. F. L. dos S., & Nascimento, J. M. L. do. (2024). USO E IMPORTÂNCIA DOS PROBIÓTICOS FRENTE A OBESIDADE: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 426–450. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17305