O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MANEJO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES

Autores

  • Iara Kelly Soares Cardoso Faculdade de Ilhéus
  • Robson Vidal de Andrade Centro de Ensino Superior de Ilhéus
  • Roberta Messias Marques Centro de Ensino Superior de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17257

Palavras-chave:

Transtornos Alimentares. Atenção Primária a Saúde. Adolescentes.

Resumo

No Brasil, o SUS oferece um modelo de Atenção Primária à Saúde (APS) que permite o primeiro contato com adolescentes em risco de transtornos alimentares, promovendo uma abordagem humanizada e integral. Nesse contexto, o enfermeiro desempenha um papel essencial na identificação precoce, educação em saúde e acompanhamento desses jovens. O presente trabalho tem como objetivo analisar a atuação do enfermeiro na atenção primária à saúde no manejo de transtornos alimentares em adolescentes. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os dados foram obtidos a partir de fontes confiáveis como Scielo, PubMed, LILACS, MEDLINE e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram incluídos artigos publicados entre os anos de 2014 a 2024. Foram encontrados 80 artigos que atendiam aos critérios de busca pré-estabelecidos. Foram excluídos 64 artigos que não atendiam aos critérios específicos do estudo. Após a aplicação desses critérios, restaram 15 artigos que foram analisados e discutidos em profundidade. Por fim, concluiu-se que o enfermeiro desempenha um papel central e multifacetado no manejo de transtornos alimentares na atenção primária, atuando como educador, cuidador e facilitador de processos de saúde que impactam diretamente na qualidade de vida dos adolescentes. A atuação estratégica do enfermeiro na atenção primária contribui para uma abordagem proativa e eficaz no enfrentamento desses transtornos.

Downloads

Biografia do Autor

Iara Kelly Soares Cardoso, Faculdade de Ilhéus

Graduanda de Enfermagem na Faculdade de Ilhéus- CESUPI. 

Robson Vidal de Andrade, Centro de Ensino Superior de Ilhéus

Orientador Mestre em Terapia Intensiva (SOBRATI) Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Coordenador do Curso de Enfermagem do Centro de Ensino Superior de Ilhéus.

Roberta Messias Marques, Centro de Ensino Superior de Ilhéus

Co-orientadora Especialista em Saúde Pública: Habilitação Sanitarista (UESC). Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Docente do Curso de Enfermagem do Centro de Ensino Superior de Ilhéus. 

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Cardoso, I. K. S., Andrade, R. V. de, & Marques, R. M. (2024). O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MANEJO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ADOLESCENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 281–297. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17257