ATUAÇÃO DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA SÍFILIS CONGÊNITA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Daniela Guilhermino Gonçalves UNIFSM
  • Francisco Orlando Rafael Freitas Universidade Federal do Ceará
  • Macerlane de Lira Silva Universidade Católica de Santos
  • Jalles Dantas de Lucena Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17222

Palavras-chave:

Sífilis congênita. Assistência de enfermagem. Cuidados pré-natal.

Resumo

Introdução: A sífilis congênita é uma doença crônica, causada pela bactéria Treponema Pallium, sua infecção ocorre pela transmissão via transplacentária. Gestantes que testam positivo para a sífilis devem iniciar o tratamento imediato e adequado, tendo os riscos de transmissão e complicação para o concepto. A assistência de enfermagem tem um papel essencial na prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis. Objetivo: Analisar através de revisão de literatura, a atuação da enfermagem no diagnóstico e tratamento da sífilis congênita. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, na qual foi construída através da BVS, por meio dos DeCS: “sífilis congênita”; “assistência de enfermagem”; “cuidados pré-natal”; utilizando os critérios de inclusão: todos os artigos em português, inglês e espanhol, publicados nos últimos dez anos, sendo excluídos, teses, monografias e trabalhos incompletos. Resultados e discussões: Torna-se imprescindível o manejo adequando da sífilis gestacional. O pré-natal de qualidade é um ponto estratégico para agir no combate a sífilis e transmissão vertical da doença. A atuação do enfermeiro torna-se fundamental nesse processo, em que suas ações adequadas, baseadas no conhecimento técnico-científico podem interferir diretamente no controle e prevenção da sífilis congênita. Conclusão: Portanto, torna-se importante o conhecimento e capacitação dos profissionais de enfermagem acerca da sífilis para um pré-natal de melhorar a qualidade, a fim de garantir a saúde e bem-estar da mãe e o bebê.

Downloads

Biografia do Autor

Daniela Guilhermino Gonçalves, UNIFSM

Graduanda do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM).

Francisco Orlando Rafael Freitas, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Enfermagem. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e Doutor em Ciências Morfofuncionais pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Macerlane de Lira Silva, Universidade Católica de Santos

Graduado em Enfermagem. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS).

Jalles Dantas de Lucena, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Enfermagem. Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutor em Ciências Morfofuncionais pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Gonçalves, D. G., Freitas, F. O. R., Silva, M. de L., & Lucena, J. D. de. (2024). ATUAÇÃO DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA SÍFILIS CONGÊNITA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 1660–1671. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17222