O PENSAMENTO CEPALINO DE ONTEM E DE HOJE NA VISÃO CRÍTICA E COMPARATIVA DE ALGUNS PENSADORES

Autores

  • Wallace Moacir Paiva Lima Centro  Universitário Internacional do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1703

Palavras-chave:

América Latina. CEPAL. Estruturalismo.

Resumo

Este trabalho destina-se a estudar a história da CEPAL desde a sua criação na década de 1950 até o período de reorientação da escola iniciado na década de 1990. Trata-se de uma tarefa árdua, pois sua criação se deu em um mundo conturbado e fragilizado pelos horrores e destruição causados pela Segunda Guerra. Logo, seria impossível entender a história da instituição bem como compreender suas propostas sem antes fazermos uma incursão pelo contexto histórico, político e econômico mundial e seus reflexos na região. Buscou-se neste trabalho apresentar as principais diferenças entrem a CEPAL dos anos 1950 e a CEPAL dos anos 1990 e as críticas sofridas nos dois momentos da escola. Finalizaremos com um quadro comparativo que resume as principais diferenças entre a CEPAL de Presbisc e a CEPAL de Fernando Fajnzylber.

Biografia do Autor

Wallace Moacir Paiva Lima, Centro  Universitário Internacional do Paraná

Bacharel em Ciências   Políticas   e   Relações   Internacionais   pelo Centro  Universitário Internacional do Paraná (UNINTER). E-mail: wmpaivalima@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Lima, W. M. P. . (2021). O PENSAMENTO CEPALINO DE ONTEM E DE HOJE NA VISÃO CRÍTICA E COMPARATIVA DE ALGUNS PENSADORES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 478–496. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1703