DE NOITES E BOLEROS: A POESIA DA CANÇÃO LATINO-AMERICANA E AS IMAGENS IDENTITÁRIAS NO IMAGINÁRIO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15738Palavras-chave:
América Latina. Identidade. Imaginário Social. Poética. Sujeitos Fragmentados.Resumo
Este artigo realiza uma análise discursiva das canções latinas "Noche de Ronda," "La Barca," e "Bésame Mucho," interpretadas pelo cantor mexicano Luis Miguel Gallego Baster, com o objetivo de investigar as múltiplas representações identitárias da América Latina no imaginário social. A pesquisa busca entender como esses discursos poéticos, marcados por uma linguagem passional e melodramática, contribuíram para consolidar uma visão estereotipada da região no panorama cultural internacional, frequentemente retratada como uma terra de sujeitos homogêneos. A metodologia adotada baseia-se na Análise do Discurso, utilizando como fundamentação teórica os estudos de Canclini (1997), Bhabha (1998), Hall (2005), Santiago (2000), Todorov (1982), e Gomez-Peña (1997), que auxiliam na compreensão da pluralidade e fragmentação das identidades latino-americanas. O estudo conclui que as letras dessas canções revelam sujeitos pós-modernos, fragmentados e heterogêneos, questionando a ideia de uma América Latina singular e apontando para a complexidade cultural e identitária da região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY