A IMPORTÂNCIA DOS AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE COMO FERRAMENTAS DE INTERVENÇÕES EDUCATIVAS RELACIONADAS AO SUPORTE PARA DOENÇAS CRÔNICAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11704

Palavras-chave:

Tecnologias. Educação em saúde. Doenças crônicas.

Resumo

Objetivo: identificar na literatura os avanços da tecnologia em saúde e sua importância para os serviços de saúde, assim como para o tratamento de doenças, em especial, o AVC. Método: revisão integrativa, cujos critérios de elegibilidade dos artigos foram: corresponder aos descritores “Tecnologias”; “Educação em saúde” e “Doenças crônicas”, ser artigo de pesquisa; estar no idioma, português e inglês; estar disponível eletronicamente nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e as fontes de dados Scientific Eletronic Library onLine (SciELO) e ano de publicação referente ao período de 2010 a 2023. Resultados: encontraram-se 10 publicações. A análise ocorreu mediante leituras analítica e interpretativa sob a importância das intervenções em tecnolgias em determinados serviços de saúde e os benefícios dessas tecnologias utilizadas no processo de saúde. Considerações finais: Destacaram-se as tecnologias educativas nos cuidados de doenças crônicas, como essas ferramentas têm auxiliado positivamente na vida dos pacientes.

Biografia do Autor

Catarina Vitória da Silva Nascimento, UNIFAVIPWYDEN

Graduada em Enfermagem. Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIPWYDEN) – Caruaru – PE. https://orcid.org/0009-0008-4210-420X.

Sidrayton Pereira do Nascimento, Estacio - IDOMES

Graduando em Medicina Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil https://orcid.org/0000-0002-6321-6138.

Najahra Lidianny Meneses de Oliveira, Universidad Central Del Paraguay

Graduando em Medicina. Universidad Central Del Paraguay – UCP – Paraguay. https://orcid.org/0009-0001-9565-0385.

Mayara de Lima, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduanda em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0009-0009-7602-6526.

Sandemax Pereira dos Santos, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduando em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0009-0000-1617-5567.

Anna Jaielly Nunes Mateus, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduanda em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0009-0004-1778-6713.

Idernon Cândido Nascimento, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduando em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0009-0007-4768-6213.

Rebeca Gomes Pedrosa, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduanda em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7444-833X.

Lucas Phelipe Pereira Dantas Silva, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduando em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0009-0000-6438-3870.

Adriano Rafael Targanski Nodari, Universidade F. da Integração Da América Latina – Unila

Graduando em Medicina. Universidade F. da Integração Da América Latina – Unila – PR. https://orcid.org/0009-0002-1869-8542.

Adriano Rafael Targanski Nodari, Universidade F. da Integração da América Latina – Unila

Graduando em Medicina. Universidade F. da Integração Da América Latina – Unila – PR. https://orcid.org/0009-0002-1869-8542.

Maria Luiza Alencar Viana, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduando em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0009-0004-1475-5110.

Rebecca Castro Queiroz, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduanda em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0009-0000-3974-1891.

Cyllo Yago de Miranda Hamilton Cerqueira Santos, Faculdade Estácio – IDOMED

Graduando em Medicina. Faculdade Estácio – IDOMED – Juazeiro Ba – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8782-0612.

 

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

Nascimento, C. V. da S., Nascimento, S. P. do, Oliveira, N. L. M. de, Lima, M. de, Santos, S. P. dos, Mateus, A. J. N., … Santos, C. Y. de M. H. C. (2023). A IMPORTÂNCIA DOS AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE COMO FERRAMENTAS DE INTERVENÇÕES EDUCATIVAS RELACIONADAS AO SUPORTE PARA DOENÇAS CRÔNICAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 242–250. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11704