ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO PRESTADA AO PORTADOR DE ALZHEIMER E SEUS FAMILIARES

Autores

  • Samille Anunciação de Cidra Faculdade de Ilhéus
  • Roberta Messias Marques Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17004

Palavras-chave:

Assistência do Enfermeiro. Doença de Alzheimer. Familiar.

Resumo

A Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo e sem cura, sendo dividido em quatro estágios, tendo idosos como público atingido. Com o decorrer do tempo e com a evolução do quadro clínico característico da Doença de Alzheimer, esses idosos tornam-se cada vez mais dependentes de um cuidador em período integral, sendo este, na maioria dos casos, o próprio familiar do portador. Os idosos e familiares enfrentam diversas dificuldades ocasionadas pela doença. Esse artigo teve como objetivo destacar a assistência do enfermeiro prestada ao portador de Alzheimer e seus familiares. Esse artigo visou reunir e comparar os dados encontrados, no qual foi utilizado pesquisa qualitativa, onde realizou-se uma revisão bibliográfica integrativa, teve como descritores as palavras encontradas no DeCs/MeSH (Descritores em Ciências da Saúde/Medical Subject Headings), sendo elas, Doença de Alzheimer, Enfermeiro e Cuidador. A fundamentação teórica foi obtida nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed. Os critérios de inclusão foram definidos pela pergunta norteadora, sendo selecionados artigos que a responderam.

Biografia do Autor

Samille Anunciação de Cidra, Faculdade de Ilhéus

Acadêmica do 10° semestre do curso de enfermagem da Faculdade de Ilhéus.

Roberta Messias Marques, Faculdade de Ilhéus

Professora Orientadora do curso de enfermagem: Enfermeira, especialização em Saúde Pública: Habilitação Sanitarista - UESC - docente da Faculdade de Ilhéus.

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Cidra, S. A. de, & Marques, R. M. (2024). ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO PRESTADA AO PORTADOR DE ALZHEIMER E SEUS FAMILIARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 6275–6290. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17004