DIABETES MELLITUS: O PAPEL DA ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE

Autores

  • Karla Christina Nunes Vidal Centro de Ensino Superior de Foz de Iguaçu – CESUFOZ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.8738

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus. Enfermagem. Assistência. Tratamento.

Resumo

A caracterização da Diabetes Mellitus está relacionada a uma doença com elevação da glicose, podendo ocorrer defeitos hormonais, sendo que a insulina Beta produzida pelo pâncreas tem a função de promover principal função da glicose nas células, de forma que o organismo possa ser aproveitado em atividades de funcionamentoO diabetes tipo 2 é um tipo de doença que pode ser causada por maus hábitos, como alimentação inadequada, falta de exercícios, sedentarismo, obesidade assim como outros tipos de comportamento. O papel do enfermeiro especialista em diabetes é essencial e crucial para os hospitais e a comunidade, a fim de formar uma relação com o paciente diabético e sua família. Este estudo tem como objetivo geral demonstrar os benefícios do acompanhamento da equipe de enfermagem no tratamento da população com diabetes tipo 2. Foi utilizada como metodologia a revisão de literatura, por meio de abordagem qualitativa, apoiando-se em publicações científicas, onde a busca bibliográfica ocorreu por meio de recursos eletrônicos, utilizando-se as seguintes bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Health Information from the National Library of Medicine (Medline), Web of Science, Scopus, Google Acadêmico e na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library On-line (SciELO), publicados no período de 2007 a 2018.

Biografia do Autor

Karla Christina Nunes Vidal, Centro de Ensino Superior de Foz de Iguaçu – CESUFOZ

Acadêmica do curso de Enfermagem do Centro de Ensino Superior de Foz de Iguaçu – CESUFOZ

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Vidal, K. C. N. (2023). DIABETES MELLITUS: O PAPEL DA ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 503–513. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.8738