INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA E OS DESAFIOS DO ENFERMEIRO COM PACIENTES EM HEMODIÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22596

Palavras-chave:

Insuficiência Renal Crônica. Hemodiálise. Enfermagem e Assistência de Enfermagem.

Resumo

A fisiologia renal explica o funcionamento dos rins e a importância do néfron na filtração sanguínea e eliminação de toxinas. A insuficiência renal crônica (IRC) representa um grave problema de saúde pública, com crescente número de pacientes em hemodiálise, condição marcada por restrições físicas, emocionais e sociais. No Brasil, a prevalência da IRC aumenta devido a comorbidades como hipertensão e diabetes. A hemodiálise, embora essencial, impõe mudanças profundas no estilo de vida, afetando autonomia, relações familiares, trabalho e saúde mental. O cuidado de enfermagem torna-se fundamental para orientar, prevenir complicações, apoiar emocionalmente e promover qualidade de vida, destacando a necessidade de um olhar multidisciplinar e humanizado diante dos impactos biopsicossociais da doença.O estudo busca analisar os desafios da assistência de enfermagem a pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise, identificando dificuldades vivenciadas pela equipe e avaliando estratégias utilizadas para um cuidado integral e humanizado. Realizou-se uma revisão bibliográfica narrativa entre fevereiro e setembro de 2025 nas bases SciELO, LILACS e BDENF, utilizando descritores do DeCS e critérios específicos de inclusão, resultando em 15 estudos analisados integralmente. A equipe de enfermagem enfrenta desafios técnicos, emocionais e organizacionais na hemodiálise, exigindo vigilância, acolhimento e comunicação. Estratégias como cuidado individualizado, suporte emocional e educação em saúde promovem assistência integral e humanizada. A enfermagem humanizada integra técnica e sensibilidade, promovendo cuidado individualizado, comunicação clara, suporte emocional e educação em saúde. Essas práticas ampliam a autonomia, fortalecem vínculos e garantem assistência segura, acolhedora e centrada no paciente.

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Biografia do Autor

Dayane da Cunha Prevost, Universidade Iguaçu

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2081-1842.  

Giorgia Souza de Oliveira, Universidade Iguaçu

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). ORCID: https://orcid.org/0009-0006-1804-6123. 

Layse da Silva Vieira, Universidade Iguaçu

Enfermeira pela Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu/RJ. Pós-graduada em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem do Trabalho e Saúde ocupacional pela Faculdade Iguaçu; Pós-graduada em Docência em Enfermagem pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Fabiano Júlio Silva, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF).

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do curso de Graduação em Enfermagem. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Enfermagem em Obstetrícia; Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva; Fisioterapia em Terapia Intensiva; e Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Vigilância em Saúde da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Felipe de Castro Felicio, Universidade Iguaçu

Enfermeiro Especialista em Urgência e Emergência; Especialista em Terapia Intensiva. Especialista em Saúde da Família. Mestre em Saúde Materno- infantil – UFF. Professor Assistente de Enfermagem – UNIG. 

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Prevost, D. da C., Oliveira, G. S. de, Vieira, L. da S., Silva, F. J., Ribeiro, W. A., & Felicio, F. de C. (2025). INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA E OS DESAFIOS DO ENFERMEIRO COM PACIENTES EM HEMODIÁLISE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 3(02), 123–139. https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22596