O PAPEL DO ENFERMEIRO NA DETECÇÃO PRECOCE E MANEJO DE SINTOMAS DE TDAH NAS CONSULTAS DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Hillary Evelly Oliveira dos Santos Centro de Ensino Superior de Ilhéus
  • Robson Vidal de Andrade Centro de Ensino Superior de Ilhéus
  • Roberta Messias Marques Centro de Ensino Superior de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16977

Palavras-chave:

Crianças, Enfermagem, TDAH

Resumo

Esse artigo buscou examinar o papel dos enfermeiros na detecção precoce e no manejo dos sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) durante o acompanhamento do desenvolvimento infantil. O objetivo foi identificar os primeiros sinais de TDAH em consultas de Crescimento e Desenvolvimento (CD) e propor ações que promovam um ambiente saudável para o desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão abrangente da literatura científica, com foco nas práticas e abordagens dos enfermeiros na identificação e gestão dos sinais e sintomas comportamentais associados ao TDAH. Os resultados indicam que a intervenção precoce realizada pelos enfermeiros, por meio de avaliações detalhadas e estimulação sensorial e auditiva, pode auxiliar na detecção precoce e no aprimoramento do desenvolvimento das crianças. Concluiu-se que uma formação profissional direcionada, com foco no aconselhamento de crescimento e desenvolvimento, é essencial para reduzir os efeitos negativos do TDAH ao longo da infância e adolescência. 

Biografia do Autor

Hillary Evelly Oliveira dos Santos, Centro de Ensino Superior de Ilhéus

Graduanda em Enfermagem pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus.

Robson Vidal de Andrade, Centro de Ensino Superior de Ilhéus

Mestre em Terapia Intensiva (SOBRATI), Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenador do Curso de Enfermagem do Centro de Ensino Superior de Ilhéus.

Roberta Messias Marques, Centro de Ensino Superior de Ilhéus

Especialista em Saúde Pública: Habilitação Sanitarista (UESC),Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Docente do Curso de Enfermagem do Centro de Ensino Superior de Ilhéus.

Downloads

Publicado

2024-11-24

Como Citar

Santos, H. E. O. dos, Andrade, R. V. de, & Marques, R. M. (2024). O PAPEL DO ENFERMEIRO NA DETECÇÃO PRECOCE E MANEJO DE SINTOMAS DE TDAH NAS CONSULTAS DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5779–5794. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16977