O PAPEL DO CUIDADOR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

Autores

  • Cláudia Cristiane Verçosa Simões de Farias Universidad Gran Asunción – PY
  • Lucianne Oliveira Monteiro Andrade Universidad Interamericana-PY

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16919

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Cuidadores. Formação Continuada.

Resumo

Esse artigo buscou apresentar, a partir de uma pesquisa de doutorado, o papel e a contribuição dos cuidadores de estudantes da Educação Especial sob a perspectiva da Educação Inclusiva, focando nos desafios e nas oportunidades para a formação continuada desses profissionais na Rede Pública Municipal de Ensino de Dias d'Ávila, Bahia. O estudo foi realizado em duas escolas de referência, a Escola Municipal Madre Diamantina e a Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, que nucleiam outras oito instituições e envolvem 56 profissionais de diferentes áreas. A pesquisa buscou identificar os desafios enfrentados pelos cuidadores, o nível de formação e tempo de atuação, bem como os conhecimentos e dificuldades no exercício da função, além de sugestões para melhorar seu trabalho com os estudantes. Os resultados apontam a importância da Educação Inclusiva como responsabilidade coletiva e destacam a necessidade de políticas públicas que garantam o acesso igualitário à educação especial. A metodologia incluiu uma abordagem qualitativa, observação participante, questionários semiestruturados e análise de conteúdo. A conclusão enfatiza a urgência de formação continuada, normatização e investimentos para superar barreiras e promover a inclusão com qualidade e equidade.

Biografia do Autor

Cláudia Cristiane Verçosa Simões de Farias, Universidad Gran Asunción – PY

Coordenadora Técnica da Educação Especial Inclusiva/SEDUC  Rede pública Municipal de Dias d'Ávila – BA. Pedagoga (UFBA), Tecnóloga em Gestão  Ambiental (IFPE),  Licenciada em Ciências  Biológicas (Faculdade Única), Especialista em Educação Especial ( Facinter), Especialista  em Psicopedagogia  Clínica e Institucional (Unina), Especialista  em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (UFOP),  Mestre em Ciências da Educação (Unasur), Doutoranda em Ciências da Educação (Universidad Gran Asunción – PY).

Lucianne Oliveira Monteiro Andrade, Universidad Interamericana-PY

Professora EBTT do IFGOIANO. Licenciada em Matemática (UFG). Especialista em Educação Matemática (UniEvangélica). Especialista em Educação de Jovens e Adultos (CEFET-MG). Mestre em Ciências (UFRRJ). Doutora em Educação (Universidad Interamericana-PY).

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Farias, C. C. V. S. de, & Andrade, L. O. M. (2024). O PAPEL DO CUIDADOR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5001–5009. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16919