EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA DOCENTE: BARREIRAS, CAMINHOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20614Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Formação Docente. Prática Pedagógica.Resumo
Esse artigo buscou analisar as principais barreiras enfrentadas pelos professores no processo de implementação da educação inclusiva, bem como discutir estratégias formativas capazes de contribuir com a construção de práticas pedagógicas mais equitativas e sensíveis à diversidade. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, baseou-se na análise de autores da área da educação, bem como em documentos legais e institucionais que orientam a política inclusiva no Brasil. Os resultados apontam que, embora existam avanços normativos significativos, ainda há lacunas na formação docente, tanto inicial quanto continuada, além de obstáculos estruturais e emocionais que impactam diretamente o trabalho pedagógico. Também se constatou que experiências bem-sucedidas estão geralmente associadas à presença de uma cultura institucional colaborativa, ao planejamento coletivo e à valorização da escuta e da criatividade docente. Conclui-se que a formação de professores para a inclusão deve ser contínua, contextualizada e construída a partir das vivências reais do chão da escola, de modo que a educação inclusiva deixe de ser uma meta distante e se concretize como prática cotidiana, ética e transformadora.
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