EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA DOCENTE: BARREIRAS, CAMINHOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS

Autores

  • Maria Isabel Barbosa UNEATLANTICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20614

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Formação Docente. Prática Pedagógica.

Resumo

Esse artigo buscou analisar as principais barreiras enfrentadas pelos professores no processo de implementação da educação inclusiva, bem como discutir estratégias formativas capazes de contribuir com a construção de práticas pedagógicas mais equitativas e sensíveis à diversidade. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, baseou-se na análise de autores da área da educação, bem como em documentos legais e institucionais que orientam a política inclusiva no Brasil. Os resultados apontam que, embora existam avanços normativos significativos, ainda há lacunas na formação docente, tanto inicial quanto continuada, além de obstáculos estruturais e emocionais que impactam diretamente o trabalho pedagógico. Também se constatou que experiências bem-sucedidas estão geralmente associadas à presença de uma cultura institucional colaborativa, ao planejamento coletivo e à valorização da escuta e da criatividade docente. Conclui-se que a formação de professores para a inclusão deve ser contínua, contextualizada e construída a partir das vivências reais do chão da escola, de modo que a educação inclusiva deixe de ser uma meta distante e se concretize como prática cotidiana, ética e transformadora.

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Biografia do Autor

Maria Isabel Barbosa, UNEATLANTICO

Mestra em Formação de professores pela Universidade UNEATLANTICO.

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Publicado

2025-08-12

Como Citar

Barbosa, M. I. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA DOCENTE: BARREIRAS, CAMINHOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1038–1049. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20614