REDUÇÃO À CONDIÇÃO ANÁLOGA À DE ESCRAVO

Autores

  • Paulo Roberto Paulo Ferreira Centro Universitário São Lucas
  • Lorrane Cardoso dos Santos Centro Universitário São Lucas
  • Clecenilda Barbosa e Sevalho Faculdade Católica de Rondônia
  • Marcelo Lima de Oliveira Centro Universitário São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.16906

Palavras-chave:

Redução à condição análoga à de escravo. Exploração. Trabalho escravo. Combate. Dignidade da pessoa humana.

Resumo

Trabalho irá abordar brevemente o tema sobre a redução à condição análoga à de escravo, o fato de que a escravidão começou oficialmente no Brasil e como ela ocorre hoje, a discussão sobre o estudo e, os dados existentes sobre o perfil dos resgatados na região Norte precisamente no Estado de Rondônia, a situação em que as vítimas foram socorridas, a dificuldade de apuração do fato e a atuação conjunta dos órgãos responsáveis pela repressão aos delitos e penetração. O objetivo geral do trabalho é demonstra o índice e as formas que se dá a condição análoga à de escravos no Estado de Rondônia e, em específicos: discutir os fatores determinantes do trabalho análogo à de escravo; estudar o perfil das vítimas de condição análoga à de escravo; como o Ministério Público atua na redução à condição análoga à de escravo no Estado de Rondônia. A justificativa desse trabalho se dá, fundamental para o desenvolvimento desse tema, como a condição análoga à de escravo, se desenvolveu no Brasil, onde 134 anos após a aprovação da Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil, muitas vezes há casos de trabalho sob condições. semelhante à escravidão. O trabalho escravo contemporâneo é implantado apenas quando o direito à liberdade é violado. A metodologia utilizada foi revisão de literatura, serão utilizados livros; artigos; publicações, periódicos eletrônicos, publicados em texto completo nas bases de dados Google Acadêmico, Periódicos da Capes entre os anos de 2017 e 2022. Por fim, o Brasil e o mundo precisam de mecanismos eficazes e regulamentos mais rígidos para reprimir e combater o trabalho em condições análogas à escravidão.

Downloads

Biografia do Autor

Paulo Roberto Paulo Ferreira, Centro Universitário São Lucas

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário São Lucas. Graduando em Direito pelo Centro Universitário São Lucas.

Lorrane Cardoso dos Santos, Centro Universitário São Lucas

Graduando em Direito pelo Centro Universitário São Lucas.

Clecenilda Barbosa e Sevalho, Faculdade Católica de Rondônia

Graduando em Direito pela Faculdade Católica de Rondônia.

Marcelo Lima de Oliveira, Centro Universitário São Lucas

Mestre em gestão e desenvolvimento regional pela UNITAU. Professor no centro universitário São Lucas. Orientador.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Ferreira, P. R. P., Santos, L. C. dos, Sevalho, C. B. e, & Oliveira, M. L. de. (2024). REDUÇÃO À CONDIÇÃO ANÁLOGA À DE ESCRAVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 130–146. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.16906