USO DE DISPOSITIVOS INTRAUTERINOS DE LEVONORGESTREL NO MANEJO DO SANGRAMENTO UTERINO ANORMAL

Autores

  • Ana Luiza dos Santos Universidade de Vassouras
  • Luísa Pandeló Lima Universitário de Vassouras
  • Sarah Gomes Bergamo Universidade de Vassouras
  • Frederico Antônio Rabelo Universidade de Vassouras
  • Kelly Paiva Guimarães Silveira Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16812

Palavras-chave:

Dispositivos Intrauterinos. Levonorgestrel. Sangramento Uterino.

Resumo

O sangramento uterino anormal (SUA) é uma condição ginecológica comum que afeta mulheres em diversas faixas etárias, resultando em um impacto significativo na qualidade de vida. O manejo clínico do SUA pode envolver diversas abordagens, sendo o uso de dispositivos intrauterinos (DIU) de levonorgestrel uma opção terapêutica eficaz e amplamente adotada. Este artigo tem como objetivo revisar o uso do DIU de levonorgestrel como alternativa no tratamento do sangramento uterino anormal, discutindo seus mecanismos de ação, eficácia e segurança. Foi realizada uma revisão da literatura através das principais bases de dados médicas utilizando os descritores “intrauterine device”, “levonorgestrel” e “abnormal uterine bleeding”, utilizando o operador booleano “AND". Todos os artigos publicados entre 2019-2024 foram incluídos na análise primária Estudos clínicos demonstram que o uso do DIU de LNG reduz significativamente o volume e a duração do sangramento menstrual em mulheres com SUA, além de aliviar a dor pélvica associada a essa Além de sua eficácia no controle do sangramento, o DIU de levonorgestrel também apresenta vantagens em relação a outras opções terapêuticas, como a anticoncepção oral, devido à sua ação local e à menor ocorrência de efeitos colaterais sistêmicos. Portanto, o DIU de levonorgestrel é uma opção terapêutica altamente eficaz e bem tolerada no tratamento do sangramento uterino anormal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza dos Santos, Universidade de Vassouras

Graduada em medicina pela Universidade de Vassouras, Residente de Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Universitário de Vassouras. 

Luísa Pandeló Lima, Universitário de Vassouras

Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema, Residente de Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Universitário de Vassouras. 

Sarah Gomes Bergamo, Universidade de Vassouras

Graduada em medicina pela Universidade de Vassouras. Residente de Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Universitário de Vassouras.

Frederico Antônio Rabelo, Universidade de Vassouras

Graduado em medicina pela Universidade de Vassouras, Residente de Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Universitário de Vassouras.

Kelly Paiva Guimarães Silveira, Universidade de Vassouras

Graduada em medicina pela Universidade de Vassouras,Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Universitário de Vassouras,Pós-graduada em ginecologia infato-puberal Pós-graduanda em ginecologia endócrina.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Santos, A. L. dos, Lima, L. P., Bergamo, S. G., Rabelo, F. A., & Silveira, K. P. G. (2024). USO DE DISPOSITIVOS INTRAUTERINOS DE LEVONORGESTREL NO MANEJO DO SANGRAMENTO UTERINO ANORMAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3929–3939. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16812