ENTRE O IDEAL E O REAL: AS IMPLICAÇÕES DO BAIXO NÚMERO DE NUTRICIONISTAS NA APLICAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE)

Autores

  • Marilande Porcino Pereira Nascimento COLLEGE EDUCALER
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16748

Palavras-chave:

PNAE. Nutricionistas. Desenvolvimento. Aprendizagem.

Resumo

A alimentação escolar é uma vertente de política pública do governo federal, direcionada a educação básica, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem e na construção do conhecimento frente a alimentação e hábitos saudáveis. Neste sentido o nutricionista é um profissional fundamental que busca aproximar os seus conhecimentos à realidade dos alunos, estabelecendo relações entre o contexto escolar e a compreensão da importância de uma boa alimentação, assim como construir alianças entre a agricultura familiar, escola e a cultura da comunidade. Neste estudo buscamos analisar através de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, os números da razão profissional/ aluno, identificando a falta de nutricionistas nas escolas brasileiras e evidenciando um dos principais desafios para o desenvolvimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE.

Biografia do Autor

Marilande Porcino Pereira Nascimento, COLLEGE EDUCALER

Pós-graduada em História (Pró Saber), Licenciada em Pedagogia (UNEB), Professora no município de Ponto Novo –Bahia, mestranda da COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY.   

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona), Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY. 

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Nascimento, M. P. P., & Pinho, A. M. (2024). ENTRE O IDEAL E O REAL: AS IMPLICAÇÕES DO BAIXO NÚMERO DE NUTRICIONISTAS NA APLICAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 4853–4866. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16748