POSSIBILIDADES E DESAFIOS: A HISTÓRIA DO TRABALHO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO NA PERSPECTIVA DO TEMPO PRESENTE (1990-2000)

doi.org/10.29327/211653.6.10-10

Autores

  • Geovanni Rocha Junior Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Palavras-chave:

História do Tempo Presente, Trabalho, Neoliberalismo.

Resumo

Este ensaio busca tecer algumas considerações acerca da transformação nos mundos do trabalho no Brasil, expressão que acompanha o movimento do capitalismo em sua vertente neoliberal. No país, foi nos anos de 1990 que esses efeitos começaram a entrar em cena, a década ficou marcada pelo alto índice de desemprego, pela insegurança dos postos gerados, e como reação, pela mobilização dos sindicatos para evitar a perda dos direitos assegurados. Um dos objetivos deste estudo é propor uma história do trabalho a partir de uma perspectiva teórica e metodológica da História do Tempo Presente. Entende-se que a análise das relações de trabalho advindas da hegemonia neoliberal se faz mais complexa. Atualmente não é possível perceber os vínculos, a agência, a atuação política, as estratégias e as redes de sociabilidade constituídas pelos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil, levando em consideração apenas o arcabouço teórico proveniente de uma história do trabalho que prima pela figura do operário, da consciência de classe e das disputas ideológicas. Dessa forma, uma reflexão partindo das ferramentas da História do Tempo Presente pode trazer outros questionamentos para a compreensão de múltiplas temporalidades associadas ao trabalho, e que estão em voga na contemporaneidade.

 

Biografia do Autor

Geovanni Rocha Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestrando do programa de pós-graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Brasil.

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Publicado

2020-10-31

Como Citar

Rocha Junior, G. . (2020). POSSIBILIDADES E DESAFIOS: A HISTÓRIA DO TRABALHO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO NA PERSPECTIVA DO TEMPO PRESENTE (1990-2000): doi.org/10.29327/211653.6.10-10. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(10), 11. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/167