ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CONTROLE DA PRÉ-ECLÂMPSIA E ECLÂMPSIA

Autores

  • Daniela de Araújo Luz Centro Universitário Santa Maria
  • Maria Luiza de Andrade Vieira Centro Universitário Santa Maria
  • Macerlane de Lira Silva Centro Universitário Santa Maria
  • Anne Caroline de Souza Centro Universitário Santa Maria
  • Geane Silva Oliveira Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16667

Palavras-chave:

pré-eclâmpsia; eclâmpsia; doenças hipertensivas, enfermagem.

Resumo

Introdução: A pré-eclâmpsia é definida como uma síndrome hipertensiva, desenvolvida a partir da 20° semana de gestação e caracterizada pela PA ≥ a 140x90 mmHg, presença de proteinúria em urina de 24 horas com ou sem edema. É de extrema importância que a gestante faça o acompanhamento com a equipe multiprofissional, afim de tratar e minimizar os riscos tanto para a saúde da gestante como do bebê, pois a pré-eclâmpsia, além de induzir o parto prematuro, pode trazer inúmeras consequências, até mesmo levar a uma eclâmpsia e síndrome de HELLP que são as formas mais graves com um risco elevado de morte materna. Objetivo: conhecer na literatura a assistência de enfermagem no controle da pré – eclâmpsia e eclampsia. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura baseada na seguinte questão norteadora: qual a assistência de enfermagem no controle da pré-eclâmpsia e eclâmpsia? A coleta dos dados aconteceu entre os meses de julho a agosto de 2024, através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando as seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e PubMed. Fez uso dos descritores em ciências da saúde (Decs): pré-eclâmpsia, eclâmpsia, doenças hipertensivas e papel da enfermagem nas síndromes hipertensivas. Para os critérios de inclusão foram adotados: artigos publicados nos últimos 5 anos (2019 a 2024), artigos completos disponíveis em português e inglês de forma gratuita, que abordaram a temática. Foram excluídos os artigos que estiveram duplicados, artigos em espanhol, monografias, artigos incompletos, dissertações, revistas, teses, relatos de experiência e aqueles que fugiram da temática. Os dados foram tratados de forma qualitativa e confrontados com a literatura. Resultados e discussão: a assistência de enfermagem é fundamental, exigi conhecimento científico e técnico para avaliar e controlar a condição, além das taxas de morbimortalidade. Os enfermeiros devem monitorar regularmente os sinais específicos da pré-eclâmpsia e eclâmpsia na gestante e a frequência cardíaca fetal, garantindo a estabilidade de ambos. Além disso, o sulfato de magnésio é recomendado para o tratamento, especialmente em casos de pressão arterial difícil de controlar. A assistência deve incluir também o cuidado psicológico das gestantes, personalizando o atendimento para fortalecer o vínculo entre o profissional de saúde e o paciente. Conclusão: a pré-eclâmpsia é uma grave complicação gestacional que pode afetar mãe e feto. Em suma, uma assistência minuciosa e humanizada é crucial para gerenciar a pré-eclâmpsia e suas complicações.

Biografia do Autor

Daniela de Araújo Luz, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de enfermagem Pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Maria Luiza de Andrade Vieira, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de enfermagem Pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Macerlane de Lira Silva, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeiro mestre em Saúde Coletiva  pela UNISANTOS. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Anne Caroline de Souza, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira formada pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Geane Silva Oliveira, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira mestre formada pela UFPB, João Pessoa, PB. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Downloads

Publicado

2024-11-14

Como Citar

Luz, D. de A., Vieira, M. L. de A., Silva, M. de L., Souza, A. C. de, & Oliveira, G. S. (2024). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CONTROLE DA PRÉ-ECLÂMPSIA E ECLÂMPSIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3267–3275. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16667