REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O NOJO: UMA EMOÇÃO RELEGADA

Autores

  • Ana Cláudia Barroso Centro Universitário São Lucas
  • Tiago de Moura Siena Centro Universitário São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16060

Palavras-chave:

Nojo. Revisão Sistemática. Achados científicos.

Resumo

Grande parte dos estudos sobre emoções dão mais atenção ao medo e raiva. A literatura sobre o nojo, embora tímida, tem aumentado, contudo, em sua grande maioria, em países de língua inglesa. No Brasil ainda são raras as publicações sobre esta emoção. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo realizar uma Revisão Sistemática em conjunto com a estatística descritiva sobre o nojo de forma a apresentar a situação os estudos sobre esta emoção em língua inglesa, mais especificamente, na base de dados da PubMed da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. A partir dos 32 textos selecionados pode-se observar que a maioria dos estudos se concentram na neurociência comportamental e cognitiva e na relação desta emoção com fobias. Esta emoção está vinculada a muitos transtornos mentais e a falta de compreensão sobre o nojo pode se tornar uma barreira à intervenção terapêutica, tanto para psicopatologias quanto para comportamentos preconceituosos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Barroso, Centro Universitário São Lucas

Economista, Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Psicóloga pelo Centro Universitário São Lucas em Porto Velho.

Tiago de Moura Siena, Centro Universitário São Lucas

Professor orientador: Psicólogo, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia, Pós-graduado em Psicologia Positiva - Ciência do Bem-Estar e Autorrealização e em Terapia Cognitivo Comportamental.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

Barroso, A. C., & Siena, T. de M. (2024). REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O NOJO: UMA EMOÇÃO RELEGADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2397–2421. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16060