A INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE VISUAL NA ESCOLA REGULAR NO BRASIL: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores

  • Rosélia Neres de Sena Marques Instituto Federal do Piaui- IFPI
  • Joselma Ferreira Lima e Silva Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15975

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Deficiência visual. Escola regular.

Resumo

A bibliometria consiste em um processo metodológico o qual possibilita sintetizar as produções relativas a um determinado tema, como também identificar as lacunas relativas ao tema e que suscitam novas investigações. A presente pesquisa tem como tema a inclusão escolar e traz como título: A inclusão Escolar do deficiente visual na escola regular no Brasil: Estudo bibliográfico. Assim, realizou-se a análise das produções brasileiras acerca da inclusão escolar do deficiente visual dentro de um recorte de tempo, de 2015 a 2022. Esse estudo tem por objetivo conhecer as produções literárias sobre a inclusão do deficiente visual na escola regular do Brasil. Para a pesquisa literária usou-se a base de dados Google Acadêmico considerando apenas as produções em Língua Portuguesa. Os descritores para a pesquisa foram: “inclusão escolar”, “educação inclusiva”, “educação dos cegos”. Gerando um resultado de 16.400 trabalhos, tais trabalhos foram analisados e selecionados 38 obedecendo aos critérios de inclusão. Após a leitura dos resumos fez um refinamento resultando em 11 publicações. Ao final da análise observou-se uma lacuna, para a compreensão do processo de inclusão escolar do deficiente visual.

Biografia do Autor

Rosélia Neres de Sena Marques, Instituto Federal do Piaui- IFPI

Mestre Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, Instituto Federal do Piaui- IFPI.

Joselma Ferreira Lima e Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação. Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2024-10-24

Como Citar

Marques, R. N. de S., & Silva, J. F. L. e. (2024). A INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE VISUAL NA ESCOLA REGULAR NO BRASIL: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 4216–4229. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15975