GESTÃO DE RECURSOS SOB A PROPRIEDADE PRIVADA: DA ARMADILHA MALTHUSIANA À CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Diniz Didier Dias UNITINS
  • Paulo Beli Moura Stakoviak Júnior Universidade Estadual do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15961

Palavras-chave:

Propriedade Privada. Gestão de Recursos. Praxeologia. Preferência Temporal. Intervenção Estatal.

Resumo

O artigo explora uma série de temas baseados na lógica da gestão privada de recursos escassos com o auxílio da praxeologia, teoria econômica, ciência política e da análise econômica do direito. Inicialmente, analisa a forma que os incentivos da propriedade privada foram fundamentais para o homem escapar da armadilha malthusiana e para formação do núcleo familiar, disseca a forma que problemas ambientais, como a extinção de espécies foram solucionados ou mitigados pela gestão privada, por derradeiro, aborda a intervenção estatal e seus efeitos sobre o direito à propriedade, bem como esclarece o conceito de preferência temporal e seus impactos para o desenvolvimento social.

Biografia do Autor

Diniz Didier Dias, UNITINS

Graduando em Direito - Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS.

Paulo Beli Moura Stakoviak Júnior, Universidade Estadual do Tocantins

Mestre em Constituição e Sociedade pelo Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. Professor do curso de Direito na Universidade Estadual do Tocantins.

Downloads

Publicado

2024-10-08

Como Citar

Dias, D. D., & Stakoviak Júnior, P. B. M. (2024). GESTÃO DE RECURSOS SOB A PROPRIEDADE PRIVADA: DA ARMADILHA MALTHUSIANA À CONTEMPORANEIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 1322–1335. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15961