O PAPEL DOS FARMACÊUTICOS NA PREVENÇÃO E CONTROLE DA TUBERCULOSE: ABORDAGENS CLÍNICAS E COMUNITÁRIAS

Autores

  • Maria Aparecida Umbelino Almeida UNIG
  • Michel Santos da Silva UNIG
  • Leonardo Guimarães de Andrade UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15834

Palavras-chave:

Farmacêuticos. Tuberculose. Prevenção.

Resumo

Este estudo analisa o papel dos farmacêuticos na prevenção e controle da tuberculose, abordando tanto estratégias clínicas quanto comunitárias. Os farmacêuticos são essenciais no fornecimento de medicamentos, garantindo a adesão ao tratamento e monitorando possíveis efeitos adversos, além de educar os pacientes sobre a importância de seguir o tratamento adequado. Eles também atuam na promoção de campanhas educativas e colaboram com outros profissionais de saúde para aumentar a conscientização e detecção precoce da tuberculose, principalmente em áreas de alta incidência. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa qualitativa, incluindo artigos científicos publicados entre 2017 e 2024. O estudo conclui que os farmacêuticos têm um papel crucial na promoção da saúde pública, contribuindo para a redução da transmissão da tuberculose, a prevenção da resistência bacteriana e a melhoria dos indicadores epidemiológicos da doença. No entanto, destaca-se a necessidade de reconhecimento ampliado e políticas públicas mais eficazes para fortalecer a atuação desses profissionais no contexto do controle da tuberculose.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Umbelino Almeida, UNIG

Discente do curso de farmácia, Campus 1, Universidade Iguaçu- UNIG.

Michel Santos da Silva, UNIG

Orientador no curso de farmácia, Campus 1, Universidade Iguaçu- UNIG.

Leonardo Guimarães de Andrade, UNIG

Coorientador no curso de farmácia, Campus 1, Universidade Iguaçu- UNIG.

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Publicado

2024-10-16

Como Citar

Almeida, M. A. U., Silva, M. S. da, & Andrade, L. G. de. (2024). O PAPEL DOS FARMACÊUTICOS NA PREVENÇÃO E CONTROLE DA TUBERCULOSE: ABORDAGENS CLÍNICAS E COMUNITÁRIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2648–2658. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15834