O TRABALHO DO PROFESSOR NA PRISÃO: A PRÁTICA DOCENTE DESTINADA A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE APRISIONAMENTO

doi.org/10.29327/211653.6.10-1

Autores

  • Ruchelli Stanzani Ercolano UNESP
  • Deivis Perez UNESP

Palavras-chave:

Psicologia do Trabalho. Clínica da Atividade. Professor em prisão.

Resumo

Este trabalho aborda pesquisa de mestrado em andamento que propõe a investigação do trabalho de professores que atuam no campo da educação formal realizada em estabelecimento penitenciário no atendimento a pessoas em situação de aprisionamento por meio da aplicação do dispositivo metodológico de instrução ao sósia. Este instrumento tem sido desenvolvido no quadro teórico da Clínica da Atividade, a qual se insere no campo da Psicologia do Trabalho, e possui como raiz epistemológica a Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski. Especificamente, o objetivo desta pesquisa é (re)conhecer os aspectos constituintes do cotidiano de trabalho dos professores que atuam em processos da educação formal com presos internos de estabelecimentos prisionais de uma cidade do oeste paulista e, num processo de coanálise da atividade laboral, identificar os aspectos potencializadores e dificultadores desse trabalho e as formas alternativas de realizá-lo tencionando a transmutação da laboralidade. Ao final do trabalho se espera apresentar como foi realizada a aplicação do método e os seus resultados de modo a registrar como e em que o dispositivo contribuiu para a transformação do trabalho do profissional e para a formação de um coletivo de trabalhadores, bem como a produção de saberes sobre o ofício e suas modificações pelos próprios trabalhadores. Além disso, o dispositivo será aplicado comparativamente às prescrições da Clínica da Atividade a fim de adaptar e produzir um protocolo técnico de aplicação da instrução ao sósia mais coerente ao contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Ruchelli Stanzani Ercolano, UNESP

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Assis - Nível Doutorado - Stricto Sensu). Mestre em Psicologia pela mesma instituição (UNESP - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Assis - Nível Mestrado - Stricto Sensu). É integrante do Grupo de Pesquisa em Teoria Histórico-Cultural - UNESP/Assis, certificado pelo CNPq. Realizou Estágios Supervisionados em Docência pelo Departamento de Psicologia Social e Educacional da FCL / UNESP Assis, ministrando disciplina e estágios obrigatórios do curso de Psicologia da UNESP Assis (2017-2018). Graduada em Psicologia (2016) pela mesma instituição FCL/UNESP-Assis. Desenvolveu iniciação científica (2014-2015) financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, realizando levantamento bibliográfico e estudo das aplicações em produções científicas brasileiras do dispositivo metodológico de coanálise do trabalho nomeado instrução ao sósia. Foi bolsista (2012-2014) do Programa de Educação Tutorial - PET Psicologia.

Deivis Perez, UNESP

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP; mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004); psicólogo (licenciatura, bacharelado e formação) graduado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor doutor em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP) na UNESP, onde atua como docente na graduação e no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia e exerce desde 2016 a função de chefe do Departamento de Psicologia Social

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Publicado

2020-10-31

Como Citar

Stanzani Ercolano, R., & Perez, D. . (2020). O TRABALHO DO PROFESSOR NA PRISÃO: A PRÁTICA DOCENTE DESTINADA A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE APRISIONAMENTO: doi.org/10.29327/211653.6.10-1. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(10), 12. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/158