A IMPORTÂNCIA DOS TEXTOS LITERÁRIOS, NO ENSINO-APRENDIZAGEM, EM ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL I EM ITIÚBA - BAHIA

Autores

  • Maria Celia Maria Pereira Gomes Oliveira Faculdad Americana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v5i3.15602

Palavras-chave:

Suportes textuais literários. Leitura. Aprendizagem. Professor e aluno.

Resumo

O objetivo deste artigo é a realização de uma pesquisa, norteada por um estudo de caso, para analisar a aplicação de textos literários e seus efeitos vantajosos no processo de ensino-aprendizagem, no Nível Fundamental I do Grupo Escolar Almiro José da Silva e Evaristo Ribeiro dos Santos, em Itiúba-Bahia. A escolha pelo tema é justificada pela ênfase dos benefícios proporcionados pelos textos literários, como suportes textuais relevantes na leitura, de outra forma, por procurar, com isso, despertar os professores e alunos para a grande significação desses recursos no ensino e na aprendizagem, além de destacar o Projeto Baú de Leitura, no município de Itiúba. Assim, visando alcançar os objetivos propostos foi realizado um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, sendo aplicado, para tanto, um questionário, com questões (abertas e fechadas), a oito professoras, quatro de cada instituição educacional em alusão. Concluiu-se que esses textos proporcionam a motivação do aluno à aprendizagem e influenciam no desempenho, nos aspectos cognitivo, emocional e cultural. A utilização de textos literários visa, sobretudo, o desenvolvimento e a ampliação das habilidades necessárias à formação leitora e intelectual do aluno.

Biografia do Autor

Maria Celia Maria Pereira Gomes Oliveira, Faculdad Americana

Mestra em Educação pela Faculdad Americana, Assunção-Paraguai.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Oliveira, M. C. M. P. G. (2019). A IMPORTÂNCIA DOS TEXTOS LITERÁRIOS, NO ENSINO-APRENDIZAGEM, EM ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL I EM ITIÚBA - BAHIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 5(3), 31–48. https://doi.org/10.51891/rease.v5i3.15602