EDUCAR PARA O TRÂNSITO: UM VIÉS DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS
doi.org/10.29327/211653.6.10-12
Palavras-chave:
Educação de Adultos; Educação para o Trânsito; Respeito à vida; Inclusão Social.Resumo
Este artigo discute a educação para o trânsito na educação de adultos para alcançar a inclusão dos sujeitos. Embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação não especifique essa temática no ensino de adultos, é possível refletir sobre ela a partir da legislação de trânsito e da Constituição Federal de 1988. A metodologia de pesquisa utilizada é revisão bibliográfica exploratória. A educação é um direito social e cada vez mais se pensa a educação em todas as faixas etárias, para enfrentamento das responsabilidades e desdobramento de possibilidades ao longo da vida. Tanto jovens quanto adultos se deparam com a necessidade de se preparem, no que diz respeito, por exemplo, as questões do mercado de trabalho, da saúde mental e da educação para o trânsito. Face à violência de tráfego que causam mortes e lesões diárias em pessoas de todos os níveis sociais e educacionais, é preciso promover uma atitude de respeito à vida. Todos os que se tornam motoristas, em todas as categorias de veículos, mas, também, todos aqueles que se expõem diariamente às vantagens e aos riscos dos meios de transporte, precisam ser formados para o exercício cidadão da mobilidade urbana. Isto tem implicações para o desenvolvimento da educação de adultos, no sentido da educação para a vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY