COMPARATIVO DA INCIDÊNCIA DO HIV NA CIDADE DE CASCAVEL COM O ESTADO DO PARANÁ NA POPULAÇÃO IDOSA

Autores

  • Hellen Furtado Bloemer Brand Centro Universitario Fundação Assis Gurgacz
  • André Luiz Batista Centro Universitario Fundação Assis Gurgacz
  • José Ricardo Painter Torres Centro Universitario Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15407

Palavras-chave:

HIV. AIDS. Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Resumo

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), possuem quatro estágios clínicos. Na primeira fase ocorre a incubação viral. Na segunda fase, células de defesa lutam constantemente com mutações, o que pode perdurar por anos. Com os frequentes ataques, as células de defesa são destruídas e o organismo vulnerável a patógenos comuns. A terceira fase é caracterizada pela redução significativa dos linfócitos T CD4 +. Os sintomas mais comuns nessa fase são: febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento (Brasil, 2023). A última fase, seria o desenvolvimento da AIDS propriamente dita. Ao longo dos anos, avanços no combate ao HIV têm sido observados, gerando maior sobrevida, mortalidade e taxa de transmissibilidade menores. Oferecendo aos pacientes uma vida mais leve. Não menos importante é enfatizar que o Brasil é um dos poucos países que financia integralmente a assistência ao paciente com AIDS, com uma estimativa de gastos de 2% do orçamento nacional (Brasil, 2023). Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo avaliar a incidência de infecção pelo vírus HIV na população acima de 60 anos do município de Cascavel - PR e comparar com a incidência do estado do Paraná.

Biografia do Autor

Hellen Furtado Bloemer Brand, Centro Universitario Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica do curso de medicina do Centro Universitario Fundação Assis Gurgacz.

André Luiz Batista, Centro Universitario Fundação Assis Gurgacz

Professor da Faculdade Assis Gurgacz, com especialista em medicina de família e comunidade (SBMFC). Especialista em clínica médica (SBCM), e mestrando em bioética (PUCPR). 

José Ricardo Painter Torres, Centro Universitario Fundação Assis Gurgacz

Professor titular de Anatomia Humana da Faculdade Assis Gurgacz, com especialização em Morfofisiologia aplicada ao Exercício, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e em Gestão Hospitalar, pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG). 

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

Brand, H. F. B., Batista, A. L., & Torres, J. R. P. (2024). COMPARATIVO DA INCIDÊNCIA DO HIV NA CIDADE DE CASCAVEL COM O ESTADO DO PARANÁ NA POPULAÇÃO IDOSA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 335–346. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15407