UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICA PEDAGÓGICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15271Palavras-chave:
Prática Pedagógica. Ensino de História. Aprendizagem significativa.Resumo
A presente pesquisa visa explorar a atuação da prática pedagógica na promoção da aprendizagem significativa dos estudantes nas aulas de História durante os anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo foi compreender como a prática pedagógica contribui para uma aprendizagem significativa, à luz dos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e do Currículo da Cidade-História (SÃO PAULO, 2019) e com a contribuição de diversos autores. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, sendo estruturada em quatro etapas: a) Repensar a prática pedagógica no ensino de História; b) O ensino de História e o contexto de suas interações; c) Para uma aprendizagem significativa no ensino de História; e d) A prática pedagógica em busca de uma aprendizagem significativa. As discussões, alinhadas com os pressupostos dos documentos (BRASIL, 2018; SÃO PAULO, 2019) e, convergem para a ideia de que o ensino de História nos anos iniciais deve fomentar o pensamento crítico e reflexivo. O papel do professor é crucial, sendo responsável por criar experiências de aprendizagem envolventes e favorecer questionamentos que promovam uma compreensão profunda do conteúdo.
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