UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICA PEDAGÓGICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15271

Palavras-chave:

Prática Pedagógica. Ensino de História. Aprendizagem significativa.

Resumo

A presente pesquisa visa explorar a atuação da prática pedagógica na promoção da aprendizagem significativa dos estudantes nas aulas de História durante os anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo foi compreender como a prática pedagógica contribui para uma aprendizagem significativa, à luz dos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e do Currículo da Cidade-História (SÃO PAULO, 2019) e com a contribuição de diversos autores. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, sendo estruturada em quatro etapas: a) Repensar a prática pedagógica no ensino de História; b) O ensino de História e o contexto de suas interações; c) Para uma aprendizagem significativa no ensino de História; e d) A prática pedagógica em busca de uma aprendizagem significativa. As discussões, alinhadas com os pressupostos dos documentos (BRASIL, 2018; SÃO PAULO, 2019) e, convergem para a ideia de que o ensino de História nos anos iniciais deve fomentar o pensamento crítico e reflexivo. O papel do professor é crucial, sendo responsável por criar experiências de aprendizagem envolventes e favorecer questionamentos que promovam uma compreensão profunda do conteúdo.

Biografia do Autor

Leocádio Bibiano Barreto, Instituto Federal de São Paulo – IFSP

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática Instituto Federal de São Paulo – IFSP.

Elisângela Lucia de Lima Costa, Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

Licenciada em Pedagogia e História Universidade Cidade de São Paulo – UNICID.

 

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Publicado

2024-08-19

Como Citar

Barreto, L. B., & Costa, E. L. de L. (2024). UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICA PEDAGÓGICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 2106–2119. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15271