PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NO BRASIL E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: NOVAS EXPECTATIVAS PARA O IDOSO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15223Palavras-chave:
Idoso. Ensino Superior. Envelhecimento. Educação.Resumo
O processo de envelhecimento tem se tornado um tema discutido mundialmente devido aos seus impactos na economia e no cenário internacional. A senescência, que antes era um tema pouco discutido, tornou-se alvo de grande atenção na esfera pública, uma vez que o desenvolvimento da medicina e da ciência tem permitido o aumento da expectativa de vida associado a uma saúde que antes era inimaginável. Diante dessa realidade, o governo brasileiro criou o Estatuto do Idoso com a finalidade de garantir a manutenção dos direitos à população idosa, de forma que não só a saúde seja assegurada, mas também a inclusão social e a qualidade de vida. A busca pelo Ensino Superior, pelos idosos, tem se tornado uma alternativa para o desenvolvimento de novos objetivos, de habilidades e competências, de outras oportunidades, ou ainda a realização de projetos que antes não lhes fora possível. Analisar como essa questão – da inserção do idoso no Ensino Superior – tem se dado, em diferentes cenários no Brasil, com seus inúmeros desafios, constituiu-se como objetivo principal dessa pesquisa. Para isso, a investigação deu-se a partir do cruzamento de dados nas plataformas do DATASUS, IBGE, e INEP, buscando discriminar a verdadeira situação da saúde e o acesso da terceira idade à educação superior no contexto brasileiro.
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