PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NO BRASIL E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: NOVAS EXPECTATIVAS PARA O IDOSO

Autores

  • Thiago Assis Santos Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Suyanne Paula Schwade Girotto Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Patricia Barth Radaelli Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Eduardo Miguel Prata Madureira Centro Universitário Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15223

Palavras-chave:

Idoso. Ensino Superior. Envelhecimento. Educação.

Resumo

O processo de envelhecimento tem se tornado um tema discutido mundialmente devido aos seus impactos na economia e no cenário internacional. A senescência, que antes era um tema pouco discutido, tornou-se alvo de grande atenção na esfera pública, uma vez que o desenvolvimento da medicina e da ciência tem permitido o aumento da expectativa de vida associado a uma saúde que antes era inimaginável. Diante dessa realidade, o governo brasileiro criou o Estatuto do Idoso com a finalidade de garantir a manutenção dos direitos à população idosa, de forma que não só a saúde seja assegurada, mas também a inclusão social e a qualidade de vida. A busca pelo Ensino Superior, pelos idosos, tem se tornado uma alternativa para o desenvolvimento de novos objetivos, de habilidades e competências, de outras oportunidades, ou ainda a realização de projetos que antes não lhes fora possível. Analisar como essa questão – da inserção do idoso no Ensino Superior – tem se dado, em diferentes cenários no Brasil, com seus inúmeros desafios, constituiu-se como objetivo principal dessa pesquisa. Para isso, a investigação deu-se a partir do cruzamento de dados nas plataformas do DATASUS, IBGE, e INEP, buscando discriminar a verdadeira situação da saúde e o acesso da terceira idade à educação superior no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Thiago Assis Santos, Centro Universitário Assis Gurgacz

Acadêmico do curso de Medicina do Centro Universitário Assis Gurgacz.

Suyanne Paula Schwade Girotto, Centro Universitário Assis Gurgacz

Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário Assis Gurgacz. 

Patricia Barth Radaelli, Centro Universitário Assis Gurgacz

Doutora em Letras e Professora do Centro Universitário Assis Gurgacz. 

Eduardo Miguel Prata Madureira, Centro Universitário Assis Gurgacz

Mestre em Economia e Professor do Centro Universitário Assis Gurgacz. 

Downloads

Publicado

2024-08-14

Como Citar

Santos, T. A., Girotto, S. P. S., Radaelli, P. B., & Madureira, E. M. P. (2024). PROCESSO DE ENVELHECIMENTO NO BRASIL E O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: NOVAS EXPECTATIVAS PARA O IDOSO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 1735–1744. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15223