TRANSTORNOS ALIMENTARES E SUA CORRELAÇÃO COM DIETAS RESTRITIVAS

Autores

  • Lívia Marques Nogueira Machado UNIFOR
  • Francisco José do Nascimento Júnior Faculdade de Minas
  • Francisca Fernanda Alves Pinheiro FASUL
  • Rafael Tavares Alexandre UECE
  • Ismênia Maria Marques Moreira Centro Universitário Estácio Ceará
  • Mariana de Carvalho Sales Barreira Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15210

Palavras-chave:

Alimentação. Dieta restritiva. Transtornos alimentares.

Resumo

As pessoas tendem a valorizar sua saúde quando se encontra ameaçada, mesmo sabendo que a saúde é um dos mais preciosos atributos de nossa vida, assim, o ser humano em sua essência não costuma a valorizar sua saúde dando ênfase a ingestão de alimentos não saudáveis ou da não realização de atividade física identificar os principais grupos que podem ser influenciados pela dieta restritiva para conduzir a um transtorno alimentar. O objetivo deste estudo foi identificar os principais grupos que podem ser influenciadas pela dieta restritiva para conduzir a um transtorno alimentar. Para a efetivação desta pesquisa foi realizado um estudo de revisão integrativa de cunho descritivo. O período desta pesquisa se deu na realização da busca dos artigos no mês de maio de 2021, utilizando o banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram utilizados os seguintes descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Alimentação; Transtornos alimentares; Dietas restritivas, intercalados pelo operador booleano AND. Os resultados mencionam que os artigos falam que o público feminino é o mais prejudicado, isto porque as mulheres estão mais susceptíveis a estarem incomodadas com a imagem do corpo. As dietas restritivas são utilizadas por várias pessoas em especial por adolescentes, sendo que o uso destas dietas proporciona uma sensação de sonolência, indisposição e mal estar geral. O uso das redes sociais e mídias de internet influenciam as pessoas a fazerem dietas perigosas chamadas dietas da moda. O uso de substâncias para emagrecer aliado a dietas restritivas, conduzem a maior parte dos adolescentes a transtornos alimentares e que a sociedade em si traz a imagem da pessoa bonita e padrão, como uma pessoa magra, sem muito músculo. Portanto, conclui-se que as dietas restritivas devem estar aliadas ao acompanhamento nutricional, já que estas dietas realizadas conforme as suas necessidades corporais exercem maiores resultados do que tomadas de forma aleatória. Realizando a dieta adequada, os transtornos alimentares podem reduzir sua taxa de prevalência e incidência, principalmente neste grupo social já citado anteriormente.

Biografia do Autor

Lívia Marques Nogueira Machado, UNIFOR

Nutricionista. (UNIFOR) Especialista em Nutrição Esportiva Aplicada ao Metabolismo, Suplementação e Exercício Físico( Instituto Viver de Ensino, Saúde, e Performace/ Universidade Vale do Acaraú, Especialista com MBA em Gestão da Qualidade ( FACULDADE UNYLEA).Especialista com MBA Gestão de Pessoas e Liderança (FASUL EDUCACIONAL) .Especialista Em Auditoria de Serviços de Saúde Pública e Privada pelo Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba. 

Francisco José do Nascimento Júnior, Faculdade de Minas

Enfermeiro. Mestre Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em MBA Gestão de Saúde e Administração Hospitalar   pelo Centro Universitário Estácio Ceará. Especialista   Urgência e Emergência pela Faculdade Mileia. Especialista   Clínica Médica e Centro Cirúrgico pelo Centro Universitário Unichristhus. Especialista em Docência em Ciências da Saúde (FACULDADE DE MINAS).

Francisca Fernanda Alves Pinheiro, FASUL

Educador Físico. Especialista em Fisiologista do Exercício com MBA Gestão de Marketing pela Faculdade São Luís de Jabotical. Especialista em MBA Gestão Industrial Farmacêutica pela FASUL.

Rafael Tavares Alexandre, UECE

Enfermeira ( FGF), Mestre em Ensino na Saúde ( UECE).  

Ismênia Maria Marques Moreira, Centro Universitário Estácio Ceará

Enfermeira.  Mestre Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em MBA Gestão de Saúde  e Administração Hospitalar  pelo Centro Universitário Estácio Ceará.

Mariana de Carvalho Sales Barreira, Universidade de Fortaleza

Enfermeira. Mestre em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza.

Downloads

Publicado

2024-08-12

Como Citar

Machado, L. M. N., Nascimento Júnior, F. J. do, Pinheiro, F. F. A., Alexandre, R. T., Moreira, I. M. M., & Barreira, M. de C. S. (2024). TRANSTORNOS ALIMENTARES E SUA CORRELAÇÃO COM DIETAS RESTRITIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 1232–1246. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15210