EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO DE CASO COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA JOSÉ MATIAS SAMPAIO

Autores

  • Jandira Alves Bezerra Universidade Estadual do Ceará
  • Hugo Azevedo Rangel de Morais Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14806

Palavras-chave:

Educação financeira. Ensino médio. Conhecimentos financeiros.

Resumo

O trabalho aborda a importância da educação financeira para jovens em idade escolar, destacando os desafios financeiros que enfrentam e a necessidade de habilidades para uma gestão financeira responsável, com o propósito de formar cidadãos conscientes do impacto de suas ações como agentes financeiros individuais na sociedade global. O objetivo do estudo é avaliar o nível de conhecimento, as atitudes e as práticas financeiras entre os jovens do ensino médio. E ainda explorar a importância da educação financeira para os jovens; investigar a eficácia de programas de educação financeira; e destacar os benefícios da educação financeira tanto a curto quanto a longo prazo. A metodologia será conduzida por um questionário de 10 perguntas, aplicado a uma amostra representativa de alunos do ensino médio, abordando tópicos como avaliar o nível de conhecimento financeiro dos jovens, a administração dos gastos pessoais e planejamento financeiro. Os resultados serão analisados através de figuras, tabelas e gráficos, para identificar lacunas de conhecimento, comportamentos de risco e áreas de melhoria na educação financeira dos jovens participantes.

Biografia do Autor

Jandira Alves Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

Aluna do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará.

Hugo Azevedo Rangel de Morais, Universidade Estadual do Ceará

Professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

Bezerra, J. A., & Morais, H. A. R. de. (2024). EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO DE CASO COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA JOSÉ MATIAS SAMPAIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 563–576. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14806