INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA, ABORDAGEM CLÍNICA E INSTITUCIONAL COM INTEGRAÇÃO DA PSICOTERAPIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14705Palavras-chave:
Psicopedagogia. Psicoterapia. Dificuldade de Aprendizagem. Prática Psicopedagógica. Intervenção Personalizada.Resumo
A integração da psicoterapia na prática psicopedagógica é uma abordagem em ascensão, com o objetivo de compreender e intervir de maneira abrangente nas dificuldades de aprendizagem e distúrbios psicopedagógicos. Este estudo investigou os impactos dessa integração em contextos clínicos e institucionais, analisando seu efeito no processo de diagnóstico, intervenção e acompanhamento de indivíduos com tais dificuldades. A pesquisa baseou-se em uma revisão sistemática da literatura, seguida de análise dos artigos selecionados. Os resultados indicaram que a integração da psicoterapia na prática psicopedagógica resulta em melhorias significativas no desempenho acadêmico e no bem-estar emocional dos aprendizes. Além disso, foi observado que essa abordagem integrada é mais eficaz na identificação e superação de obstáculos emocionais e comportamentais, comparada às abordagens convencionais. Conclui-se, portanto, que a integração da psicoterapia na prática psicopedagógica é uma estratégia promissora para promover resultados mais positivos e um desenvolvimento mais completo dos aprendizes, contribuindo para uma educação mais inclusiva e de qualidade.
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