USO E CONHECIMENTO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS ENTRE ACADÊMICAS DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO OESTE DO PARANÁ: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL E REPRODUTIVA

Autores

  • Amanda Nicoly Veloski Pereto Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Winny Hirome  Takahashi Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Andressa Gonçalves Vicente Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Bruna Fritzen da Silveira Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14650

Palavras-chave:

Anticoncepção. Saúde sexual e reprodutiva. Acesso à informação.

Resumo

Objetivos: Analisar o acesso das acadêmicas de medicina de uma Universidade Privada do Oeste do Paraná à educação sexual e reprodutiva para orientação do uso e conhecimento dos métodos contraceptivos, e como essa exposição influencia na compreensão sobre os anticoncepcionais. Métodos: Este é um estudo descritivo e exploratório com abordagem quantitativa, realizado entre dezembro de 2023 e junho de 2024, que utilizou um questionário online com 24 perguntas. Resultados: A maioria reconhece a importância da educação sexual e reprodutiva e faz uso de métodos contraceptivos, tendo acesso à educação sexual antes de iniciar o uso, e isso influenciou no uso correto dos métodos contraceptivos. O anticoncepcional hormonal oral é o método contraceptivo mais utilizado, e a maioria das entrevistadas segue as recomendações de uso e compreende os riscos e benefícios. O maior número de acadêmicas conhece a dupla proteção e faz uso de algum método de barreira. Conclusões: Apesar do reconhecimento dos direitos sexuais e reprodutivos, a disponibilidade e acessibilidade da educação sexual e reprodutiva é regular. Além disso, o uso de contraceptivos de longa duração ainda é baixo, mesmo que sejam mais eficazes. A falta de informação adequada sobre métodos contraceptivos causa inconsistência na utilização e perda da eficácia do anticoncepcional.

Biografia do Autor

Amanda Nicoly Veloski Pereto, Centro Universitário Assis Gurgacz

Graduação em Medicina (2020-2026). Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz-FAG, Brasil. 

Winny Hirome  Takahashi, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Doutora em Ginecologia e obstetrícia e docente na Fundação Assis Gurgacz-FAG, Brasil. 

Andressa Gonçalves Vicente, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Graduação em Medicina (2020-2026). Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz-FAG, Brasil. 

Bruna Fritzen da Silveira, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Graduação em Medicina (2020-2026). Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz-FAG, Brasil. 

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Pereto, A. N. V., Takahashi, W., Vicente, A. G., & Silveira, B. (2024). USO E CONHECIMENTO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS ENTRE ACADÊMICAS DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO OESTE DO PARANÁ: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL E REPRODUTIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 3522–3531. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14650