PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SOFT SKILLS DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO PET CONEXÕES DE SABERES DO ITR/UFRRJ

Autores

  • Lucas Alves de Oliveira Lima Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ
  • Matheus Alves de Oliveira Lima Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ
  • Emilly de Lima Antunes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ
  • Lucas Mendes de Alencar Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ
  • Luís Eduardo Gouveia Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ
  • Hanna Souza de Jesus Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ
  • Maria Clara Brum Santiago Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ
  • Viviane Ribeiro Barros Gomes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ
  • Jhony Silva Ferreira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ
  • Luanna Luciana de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ
  • Olga Venimar de Oliveira Gomes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14598

Palavras-chave:

Programa de Educação Tutorial (PET). Soft Skills. Habilidades Comportamentais. Ensino Superior. Universidade.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) para o desenvolvimento das habilidades comportamentais dos bolsistas que atuam no PET Conexões de Saberes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se entrevistas em profundidade com oito bolsistas que atuam no programa. Após a coleta de dados, os dados foram analisados por meio da técnica da análise do discurso, de modo a priorizar o conteúdo das mensagens transmitidas pelos respondentes. Como resultado, constatou-se que o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes, do Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), demonstrou ser uma ferramenta eficaz no desenvolvimento das soft skills dos bolsistas. Os depoimentos dos participantes evidenciaram a contribuição do programa para o aprimoramento das habilidades comportamentais, como comunicação, responsabilidade, empatia, senso crítico e trabalho em equipe. O ambiente propício para o desenvolvimento dessas habilidades é proporcionado pelas atividades diversificadas do programa, incluindo projetos de pesquisa, extensão e tutoria. As interações promovidas por meio das atividades de extensão, que envolvem o contato com pessoas externas à universidade, são apontadas como especialmente benéficas para o fortalecimento da competência comunicativa dos bolsistas. Além disso, a diversidade dos participantes, provenientes de diferentes cursos, como Administração, Gestão Ambiental e Direito, enriquece a experiência do PET, ampliando a capacidade dos estudantes de lidar com a heterogeneidade, preparando-os para os desafios futuros do mercado de trabalho. Embora o PET tenha sido reconhecido por seu impacto positivo no desenvolvimento de habilidades comportamentais, sugestões foram apresentadas para aprimorar o programa, incluindo o estímulo à autonomia dos alunos na elaboração de novos projetos e a implementação de projetos mais direcionados para o desenvolvimento de habilidades específicas, como resolução de problemas, escrita científica e inteligência emocional. Conclui-se, portanto, que o PET desempenha um papel crucial no desenvolvimento dos estudantes não apenas para o âmbito acadêmico, mas também para os desafios da vida pessoal e profissional. Essa constatação ressalta a importância de programas educacionais holísticos, como o PET, na formação de indivíduos com capacidade técnica, social e emocional para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Biografia do Autor

Lucas Alves de Oliveira Lima, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ

Graduando em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Membro do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes do Campus Três Rios/UFRRJ.

Matheus Alves de Oliveira Lima, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ

Graduando em Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Membro do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes do Campus Três Rios/UFRRJ.

Emilly de Lima Antunes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ

Graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Membro do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes do Campus Três Rios/UFRRJ.

Lucas Mendes de Alencar Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ

Graduando em Gestão ambiental pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Membro do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes do Campus Três Rios/UFRRJ.

Luís Eduardo Gouveia Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ

Graduando em Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Membro do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes do Campus Três Rios/UFRRJ.

Hanna Souza de Jesus, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ

Graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).  Membro do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes do Campus Três Rios/UFRRJ.

Maria Clara Brum Santiago, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ

Graduanda em Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Membro do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes do Campus Três Rios/UFRRJ.

Viviane Ribeiro Barros Gomes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ

Graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Membro do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes do Campus Três Rios/UFRRJ.

Jhony Silva Ferreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ

Graduando em Gestão Ambiental pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Membro do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes do Campus Três Rios/UFRRJ.

Luanna Luciana de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ

Graduanda em Gestão Ambiental Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Membro do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes do Campus Três Rios/UFRRJ.

Olga Venimar de Oliveira Gomes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ

Professora na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes do Campus Três Rios/UFRRJ.

Downloads

Publicado

2024-06-24

Como Citar

Lima, L. A. de O., Lima, M. A. de O., Antunes, E. de L., Silva, L. M. de A., Costa, L. E. G., Jesus, H. S. de, … Gomes, O. V. de O. (2024). PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SOFT SKILLS DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO PET CONEXÕES DE SABERES DO ITR/UFRRJ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 3698–3710. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14598