ATIVIDADE POLICIAL MILITAR E OS DESAFIOS DO INGRESSO À APOSENTADORIA

Autores

  • Elysson Leonty dos Passos UNINA
  • Jennifer Cristina Kovalski UNINA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14548

Palavras-chave:

Policial Militar. Estresse. Saúde Mental. Inatividade. Qualidade de Vida. Aposentadoria.

Resumo

O presente artigo aborda o impacto do estresse na carreira do Policial Militar e as preocupações associadas à sua aposentadoria. Ao longo da exposição, são discutidos os desafios enfrentados pelos policiais, incluindo o risco de transtornos mentais e físicos decorrentes das demandas da profissão. Além disso, são apresentadas soluções e políticas públicas para promover uma melhor qualidade de vida após a ida deste profissional para a reserva remunerada, como programas de preparação para a aposentadoria, acesso a serviços de saúde mental, incentivo à prática de atividades físicas e recreativas, criação de redes de apoio social entre outras estratégias. O artigo destaca a importância de investir no bem-estar dos policiais ao longo de suas carreiras, garantindo-lhes suporte e recursos para uma transição suave para a aposentadoria e uma vida pós-polícia satisfatória.

Biografia do Autor

Elysson Leonty dos Passos, UNINA

Graduado em Licenciatura em Matemática pela UEPG, Pós-Graduado em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais pela UNIVALE, Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior pela UNIVALE, Pós-Graduado em Segurança Pública pela UNINA, Pós-Graduado em Direito Militar pela UNINA.

Jennifer Cristina Kovalski, UNINA

Graduada em Bacharelado em Ciências Contábeis, Pós-Graduada em Controladoria de Finanças pela UNICENTRO, Pós-Graduada em Segurança Pública pela UNINA, Pós-Graduada em Direito Militar pela UNINA.

Downloads

Publicado

2024-06-13

Como Citar

Passos, E. L. dos, & Kovalski, J. C. (2024). ATIVIDADE POLICIAL MILITAR E OS DESAFIOS DO INGRESSO À APOSENTADORIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 2359–2372. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14548