INTERFERÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DOS ALGORITMOS

Autores

  • José Ronaldo Trajano Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14486

Palavras-chave:

Rede sociais. Algoritmos. Educação. Conteúdos digitais. Conteúdos curriculares. Abordagens pedagógicas.

Resumo

O presente artigo analisou a interferência das redes sociais e dos algoritmos no contexto educacional brasileiro, as diferenças entre os conteúdos disponíveis nos meios digitais e a forma como a escola aborda os temas curriculares, assim como, os impactos que o uso dos dispositivos causam no processo de ensino e aprendizagem dos alunos na atualidade. Através de um estudo exploratório foi possível ampliar a compreensão do referido tema, considerando a forma como funciona as novas tecnologias para garantir a interatividade dos usuários e como a escola pode inovar e adaptar-se a tais tendências, já configuradas como realidade. Na pesquisa desenvolvida, ressalta-se a motivação em navegar pelo universo digital, impulsionada pelo consumismo gerado por algoritmos, os quais contribuem para o distanciamento dos alunos em relação as abordagens pedagógicas dos conteúdos curriculares.

Biografia do Autor

José Ronaldo Trajano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Engenharia Nuclear (Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE), Especialização em Docência do Ensino Superior (Universidade Candido Mendes), Engenheiro Elétrico e de Computação (Universidade Estácio de Sá), Licenciado em Informática (Universidade Candido Mendes), professor de Informática (FAETEC-RJ), professor de Matemática Aplicada e Estatística (SEEDUC-RJ). 

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona), Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER. 

Downloads

Publicado

2024-06-13

Como Citar

Trajano, J. R., & Pinho, A. M. (2024). INTERFERÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DOS ALGORITMOS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 2249–2263. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14486