ANQUILOGLOSSIA E O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS DE IDADE

Autores

  • Maria Rita de Cássia Vieira Barbosa UNINOVAFAPI
  • Isabel Cristina Quaresma Rego UNINOVAFAPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14394

Palavras-chave:

Frenectomia. Anquiloglossia. Criança. Amamentação.

Resumo

A anquiloglossia é uma anomalia oral congênita caracterizada por freio lingual muito curto, capaz de resultar em graus variáveis de diminuição da modalidade lingual. É mais comum em recém-nascidos, sendo mais frequente no sexo masculino. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo avaliar a incidência da realização de anquiloglossia e os possíveis impactos na qualidade de vida de crianças menores de cinco anos de idade. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa onde foram utilizados onze artigos científicos para compor a amostra, tendo sido estes encontrados nas bases de dados PUBMED, LILACS e SCIENCE DIRECT publicados entre os anos de 2018 a 2023. Os estudos analisados em sua grande parte investigaram a anquiloglossia em recém-nascidos e seu impacto na amamentação, onde foi possível verificar que a maioria dos pais relataram alívio dos sintomas infantis e maternos após frenectomia, além de notar melhorias nas habilidades de amamentação em alguns bebês após o procedimento. Os estudos analisados fornecem percepções valiosas sobre o diagnóstico e tratamento da anquiloglossia em recém-nascidos e seu impacto na amamentação. A incidência da anquiloglossia variou nos estudos, mas não pareceu estar diretamente relacionada a dificuldades na amamentação, no entanto, dentre os estudos analisados ela se mostrou alta.

 

Biografia do Autor

Maria Rita de Cássia Vieira Barbosa, UNINOVAFAPI

Centro universitário UNINOVAFAPI.

Isabel Cristina Quaresma Rego, UNINOVAFAPI

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (1990), doutorado em Ciências Odontológicas pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic (2021), Mestrado em Clínica Odontológica (2018), especialista em Odontopediatria. Atualmente é professora do Centro Universitário UNINOVAFAPI, dentista CEO da Fundação Municipal de Saude e coordenadora da especialização em Odontopediatria da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, traumatismo, adolescentes, manejo e dental trauma e em Pacientes com necessidades Especiais. 

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Barbosa, M. R. de C. V., & Rego, I. C. Q. (2024). ANQUILOGLOSSIA E O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS DE IDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 533–546. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14394