RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA VENDA CONTROLADA DE MEDICAMENTOS

Autores

  • Guilherme de Araújo Calado Centro Universitário UNIFAVIP
  • Marília Vital da Silva Centro Universitário UNIFAVIP
  • Cristiane Gomes Lima Centro Universitário UNIFAVIP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14373

Palavras-chave:

Automedicação. Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs). Efeitos adversos. Uso racional de medicamento. Atenção farmacêutica.

Resumo

A automedicação, embora arraigada na cultura, contribui para um alto número de mortes no país, evidenciando a necessidade de conscientização sobre os riscos envolvidos. Neste contexto, o trabalho ressalta que os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) são amplamente utilizados devido a fatores como acesso facilitado, custo acessível e influência midiática, o estudo alerta para os potenciais efeitos adversos decorrentes do uso inadequado. Destacando também o papel fundamental do farmacêutico na promoção do uso racional de medicamentos, enfatizando a importância da atenção farmacêutica para orientar os pacientes e otimizar a farmacoterapia. Em suma, o estudo destaca a necessidade de orientação adequada à população sobre os perigos da automedicação a longo prazo e a importância de receber os medicamentos adequados às necessidades individuais.

Biografia do Autor

Guilherme de Araújo Calado, Centro Universitário UNIFAVIP

Graduado em Farmácia, Centro Universitário UNIFAVIP – WYDEN. 

Marília Vital da Silva, Centro Universitário UNIFAVIP

Graduada em Farmácia, Centro Universitário UNIFAVIP – WYDEN.

Cristiane Gomes Lima, Centro Universitário UNIFAVIP

Orientadora e Professora, Centro Universitário UNIFAVIP – WYDEN.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Calado, G. de A., Silva, M. V. da, & Lima, C. G. (2024). RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA VENDA CONTROLADA DE MEDICAMENTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 1117–1129. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14373