EXPLORANDO A ESTRUTURA DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDES (AINE’s) ATRAVÉS DAS FUNÇÕES QUÍMICAS ORGÂNICAS (FQO) E AS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES

Autores

  • Jair Coelho da Silva Universidade Iguaçu
  • Alex Sandro Rodrigues Baiense Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14372

Palavras-chave:

Anti-inflamatórios. Não esteroides. AINE’s. Interações. Intermoleculares.

Resumo

Os Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINE’s) têm como objetivo básico controlar os sinais da inflamação; as Funções Químicas Orgânicas (FQO) têm principal relevância no processo de inibição das enzimas ciclooxigenases 1 e 2, parte de um conjunto de ligações e interações moleculares capazes de dar a esse fármaco a capacidade de exercer seu papel. diminuindo assim a produção de prostaglandinas, moléculas englobadas no processo inflamatório e responsável por sinais químicos celulares lipídicos similares a hormônios. Assim, os anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) são medicamentos altamente empregados para combater o processo inflamatório. No entanto, a utilização inapropriada e indiscriminada desses fármacos tem suscitado preocupações interligadas às reações adversas e aos impactos na saúde pública. Objetivo: Investigar o papel das funções químicas orgânicas e das interações moleculares presentes nos anti-inflamatórios não esteroidais (AINE’s) a fim de compreender a estrutura química e comportamental desses fármacos. Resultados: Foram encontrados o total de 70 artigos, nas plataformas de buscas: PUBMED e SCIELO entre 2019 à 2024, dentro dos idiomas português e inglês. Sendo somente 10 artigos escolhidos. Conclusão: A grande dificuldade do profissional farmacêutico está direcionada à orientação e educação quanto o uso dos AINEs bem como a todos os medicamentos existentes. O cenário pode ser complicado, mas o farmacêutico deve persistir para mudar paradigmas e costumes que prejudicam a saúde da sociedade. É necessário descobrir no campo científico, novas drogas com eficiência e segurança garantidas, que demonstrem melhores benefícios e que possam respaldar uma boa recuperação com menos efeitos adversos.

Biografia do Autor

Jair Coelho da Silva, Universidade Iguaçu

Graduando Farmácia em Universidade Iguaçu. 

Alex Sandro Rodrigues Baiense, Universidade Iguaçu

Professor orientador. Farmacêutico Industrial. Professor de Tecnologia Industrial Químico Licenciado Advogado Pós-graduado Lato Sensu em Análises clínicas.

Leonardo Guimarães de Andrade Andrade, Universidade Iguaçu

Graduação em Enfermagem Graduação em odontologia Professor nos cursos de graduação Farmácia Graduação em Fisioterapia Graduação Estética Graduação em Educação a Distância na Universidade Iguaçu. Mestrado em Parasitologia. Mestrado em Ciências Ambientais.

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Silva, J. C. da, Baiense, A. S. R., & Andrade, L. G. de A. (2024). EXPLORANDO A ESTRUTURA DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDES (AINE’s) ATRAVÉS DAS FUNÇÕES QUÍMICAS ORGÂNICAS (FQO) E AS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 356–374. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14372

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.