RESPONSABILIDADE DO FARMACÊUTICO NA PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS ANTIMICROBIANOS

Autores

  • Kathelyn da Silva Fassarella Universidade Iguaçu
  • Nylza Maria Tavares Gonçalves Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15947

Palavras-chave:

Antimicrobianos. Análise de Prescrições. Interações medicamentosas.

Resumo

Os antimicrobianos são fármacos derivados de fungos, leveduras ou bactérias, que inibem o crescimento de microrganismos. Desde seu surgimento, a resistência a esses fármacos tem aumentado, acompanhada pelo desenvolvimento de defesas bacterianas. Este trabalho analisou 90 prescrições de antibióticos em uma farmácia de Mesquita - RJ, entre janeiro e junho de 2024, com o objetivo de verificar a conformidade as resoluções vigentes Lei 13021/ 2014 e a RDC nº 20/2011, os antibióticos mais vendidos e as associações mais frequentes com outros medicamentos. Neste estudo, observou-se que a Amoxicilina foi o antibiótico mais prescrito (38,88%), seguidos pelas cefalosporinas de primeira geração, como a Cefalexina, as quinolonas, como o Ciprofloxacino e a Azitromicina. Esses fármacos costumam ser frequentemente associados aos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), sendo a dipirona, o ibuprofeno e a nimesulida as opções mais escolhidas pelos médicos. Os resultados mostraram, ainda, que 94,44% das prescrições incluíam o nome do paciente, 87,77% a data e 100% apresentavam carimbo e assinatura do médico. No entanto, 24,44% eram ilegíveis e 48,88% não especificavam a via de administração. Apesar de atender alguns requisitos básicos, os prescritores falharam em não se preocupar com a legibilidade das prescrições e não fornecer informações essenciais como a forma do paciente fazer uso da medicação. Essa conduta demonstra uma formação distanciada da importância sobre a segurança do paciente. Portanto, é crucial que os conselhos profissionais orientem os profissionais da saúde para melhorar a qualidade das prescrições.

Biografia do Autor

Kathelyn da Silva Fassarella, Universidade Iguaçu

Graduanda em Farmácia pela Universidade Iguaçu.

Nylza Maria Tavares Gonçalves, Universidade Iguaçu

Mestre em Ciências Farmacêuticas. Orientadora da Farmácia pela Universidade Iguaçu. 

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Mestre em Parasitologia, Mestre em Ciências Ambiental, Enfermeiro, Cirurgião Dentista. Co-orientador do curso de Farmácia pela Universidade Iguaçu.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

Fassarella, K. da S., Gonçalves, N. M. T., & Andrade, L. G. de. (2024). RESPONSABILIDADE DO FARMACÊUTICO NA PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS ANTIMICROBIANOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 866–880. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15947