SER MÃE NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOBRE A MATERNIDADE DURANTE A GRADUAÇÃO EM MEDICINA NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14347

Palavras-chave:

Desigualdade de gênero. Educação Médica. Estudante Universitário. Licença Maternidade. Maternidade.

Resumo

Apesar do crescente acesso feminino ao ensino superior, a exclusão educacional persiste como um desafio histórico. Ideias culturais arraigadas sobre o papel feminino como principal responsável pelos cuidados familiares e as demandas da maternidade têm sido fatores determinantes na sua exclusão no ambiente acadêmico. Este estudo transversal investigou os desafios enfrentados por mães universitárias, examinando uma amostra de 60 estudantes de Medicina em instituições localizadas no Estado de São Paulo. Predominantemente, os participantes são de etnia branca (81%), com uma minoria representativa de pardos (15%) e negros (4%). Uma parcela reduzida recebe auxílios financeiros, como bolsas de estudo ou financiamento (17%), principalmente em instituições privadas (96%). Embora apenas uma pequena porcentagem das alunas esteja grávida ou seja mãe durante a graduação, a maioria está ciente de alguém na mesma situação (64%). Entretanto, a maioria desconhece a existência da Licença Maternidade durante a graduação, e nenhuma das instituições oferece serviços de creche. A falta de suporte e conhecimento sobre a Licença Gestante durante a graduação reflete a persistência das disparidades de gênero nas escolas médicas, potencialmente impactando o cenário médico em geral. Isso ressalta a urgência de políticas que incentivem um ambiente inclusivo e forneçam o apoio necessário às mães estudantes.

Biografia do Autor

Jessica Corrêa Pantoja, Faculdade Iguaçu

Sanitarista e Bacharela em Saúde pelo Centro Universitário Internacional. Especialista em Docência em Ciências da Saúde Faculdade Iguaçu. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5714-7909.

Camila Melo de Freitas, Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis

Médica graduada pela Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis e Fisioterapia pelo Centro Universitário da Bahia. Especialista em Metodologias Ativas para Educação em Saúde. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3952-7398.

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Publicado

2024-05-31

Como Citar

Pantoja, J. C., & Freitas, C. M. de. (2024). SER MÃE NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO SOBRE A MATERNIDADE DURANTE A GRADUAÇÃO EM MEDICINA NO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 6345–6356. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14347