IMPACTO ECONÔMICO, SOCIAL E POLÍTICO DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NO BRASIL

Autores

  • Ian Viana Mira de Carvalho Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB
  • Ricardo Mendes Pereira Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14325

Palavras-chave:

Segurança energética. Transição energética. Meio ambiente. Desenvolvimento sustentável.

Resumo

O foco da dissertação “O impacto social, político e econômico da transição energética no Brasil” consiste na apresentação e na análise do conceito de transição energética, bem como da evolução da matriz energética brasileira entre os anos de 1930 até 2023, abordando as fontes mais relevantes do setor. Em geral, o texto apresenta a influência da matriz energética nos processos políticos, sociais e ambientais do país, estando inteiramente relacionada com o processo histórico de industrialização, bem como com a atual agenda de neoindustrialização brasileira, apresentando a relação da matriz com o processo de desenvolvimento sustentável e com o projeto de segurança energética.

Biografia do Autor

Ian Viana Mira de Carvalho, Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB

Acadêmico de Relações internacionais, Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB.

 

Ricardo Mendes Pereira, Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB

Orientador do curso de  Relações internacionais, Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB. Mestre em história das relações internacionais, Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Carvalho, I. V. M. de, & Pereira, R. M. (2024). IMPACTO ECONÔMICO, SOCIAL E POLÍTICO DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 715–736. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14325