ALIENAÇÃO PARENTAL, GUARDA COMPARTILHADA E OS IMPASSES JURÍDICOS NA ERA PANDÊMICA: UMA ABORDAGEM PROFUNDA SOBRE O IMPACTO DO COVID-19 NO DIREITO DE FAMÍLIA

Autores

  • Wagner de Sousa Fernandes Centro Universitário Santo Agostinho
  • Rodrigo Araújo Saraiva Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14290

Palavras-chave:

Alienação parental. Família. Guarda.

Resumo

Esse artigo buscou mostrar que a alienação parental é uma prática que faz com que o infante, que antes era cuidado por os dois pais, passe a ver um dos genitores de forma diferente da realidade após um divórcio, passando a enxergá-lo como uma pessoa ruim, ou que não quer o bem do filho, por exemplo. Essa é uma pratica que ocorre há muito tempo, não sendo originada na atualidade após os ditos divórcios documentados. Durante a pandemia do COVID-19 essa prática se tornou ainda mais comum, tendo em vista que, por conta de o vírus ser altamente transmissível, foi recomendado que as pessoas se mantivessem dentro de casa e reduzissem o contato físico com pessoas externas ao núcleo dos moradores da casa. Essa se tornou a “desculpa” perfeita para afastar fisicamente o infante do genitor que não possuía a guarda definitiva, ou mesmo a outra parte da guarda compartilhada.

Biografia do Autor

Wagner de Sousa Fernandes, Centro Universitário Santo Agostinho

Bacharelando do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). 

Rodrigo Araújo Saraiva, Centro Universitário Santo Agostinho

Professor do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Mestre em Criminologia pela Universidade Fernando Pessoa, reconhecido em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Adelmar Rosado (FAR).

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Publicado

2024-05-31

Como Citar

Fernandes, W. de S., & Saraiva, R. A. (2024). ALIENAÇÃO PARENTAL, GUARDA COMPARTILHADA E OS IMPASSES JURÍDICOS NA ERA PANDÊMICA: UMA ABORDAGEM PROFUNDA SOBRE O IMPACTO DO COVID-19 NO DIREITO DE FAMÍLIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 6197–6208. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14290