FILHOS SOCIOAFETIVOS E OS DESAFIOS NA BUSCA DO RECONHECIMENTO EM CASOS DE HERANÇA: UMA ANÁLISE

Autores

  • Anna Victória Reis Madeira Centro Universitário Santo Agostinho
  • Yasmin de Carvalho Oliveira Centro Universitário Santo Agostinho
  • Ana Leticia Anarelli Rosati Leonel Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14276

Palavras-chave:

Família. Socioafetividade. Sucessão. Herança. Código Civil.

Resumo

Este trabalho aborda a evolução do reconhecimento da filiação no direito de família brasileiro, com foco na filiação socioafetiva. A problematização reside nos desafios enfrentados por filhos socioafetivos na busca pelo reconhecimento de seus direitos de herança. O objetivo é analisar esses desafios de forma abrangente, visando compreender as lacunas e possíveis soluções no contexto sucessório. A pesquisa justifica-se pela importância de garantir a igualdade de direitos entre todos os filhos, conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988 e reforçado pelo Código Civil de 2002. Os procedimentos metodológicos envolvem uma revisão da legislação pertinente e análise de casos jurídicos relevantes. Os resultados expressivos e conclusões serão apresentados após a realização da pesquisa.

Biografia do Autor

Anna Victória Reis Madeira, Centro Universitário Santo Agostinho

Bacharelanda do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).

Yasmin de Carvalho Oliveira, Centro Universitário Santo Agostinho

Bacharelanda do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).

Ana Leticia Anarelli Rosati Leonel, Centro Universitário Santo Agostinho

Doutora e Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora e Orientadora do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Madeira, A. V. R., Oliveira, Y. de C., & Leonel, A. L. A. R. (2024). FILHOS SOCIOAFETIVOS E OS DESAFIOS NA BUSCA DO RECONHECIMENTO EM CASOS DE HERANÇA: UMA ANÁLISE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5079–5095. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14276