EDUCAÇÃO DIANTE DOS AVANÇOS DA MODERNIDADE TECNOLÓGICA

Autores

  • Italo Martins Lôbo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS
  • Alberto da Silva Franqueira Must University-MUST
  • Luciene Viana da Silva Must University-MUST
  • Rivaldo Ferreira da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Roberto Dezan Vicente Universidade Estadual Paulista
  • Telma Lustosa Silva Santana Universidade Autônoma de Assunção

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14199

Palavras-chave:

Docência. Tecnologia. Geração. Atualização. Formação Continuada.

Resumo

O tema tecnologia é pertinente em gerações marcadas pelo uso desta ferramenta enérgica no acesso de informações. A tecnologia marca o contexto histórico e tem impacto direto no comportamento. Gerações como a Y (Millennial) e Z são marcadas pelo desenvolvimento contínuo da tecnologia, ao passo que por sua vez gerações como a dos Baby Boomers e a X presenciaram o estopim tecnológico e agora se surpreendem com o avançar contínuo da tecnologia. Além destas questões, existem outras diferenças pertinentes na compreensão da dinâmica destas gerações. Ao passo que a tecnologia caminha constantemente, o papel do docente é de se formar continuamente, através da atualização e formação continuada propostas por Perrenoud a tecnologia pode ser uma ferramenta aliada no processo de ensino-aprendizagem, todavia se faz necessário compreender que para tal existirão desafios pessoais, profissionais e institucionais. A tecnologia permite acesso instantâneo para uma série de informações e conhecimentos, todavia com a mesma velocidade que estes podem ser adquiridos poderão também serem descartados, constituindo-se assim de um dos desafios mais pertinentes na prática educacional, gerar conhecimento e informação pertinente e confiável.

Biografia do Autor

Italo Martins Lôbo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

Doutorando em Ciências da Educação- Instituição: Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Alberto da Silva Franqueira, Must University-MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Luciene Viana da Silva, Must University-MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST),

Rivaldo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Linguagem e Ensino- Universidade Federal de Campina Grande.

Roberto Dezan Vicente, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Ciências Biológicas – Zoologia, Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Telma Lustosa Silva Santana, Universidade Autônoma de Assunção

Mestranda em Ciências da Educação, Universidade Autônoma de Assunção.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Lôbo, I. M., Franqueira, A. da S., Silva, L. V. da, Silva, R. F. da, Vicente, R. D., & Santana, T. L. S. (2024). EDUCAÇÃO DIANTE DOS AVANÇOS DA MODERNIDADE TECNOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 3842–3849. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14199