EDUCAÇÃO DIANTE DOS AVANÇOS DA MODERNIDADE TECNOLÓGICA

Autores

  • Ítalo Martins Lôbo Must University
  • Alberto da Silva Franqueira Must University-MUST
  • Luciene Viana da Silva Must University-MUST
  • Rivaldo Ferreira da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Roberto Dezan Vicente Universidade Estadual Paulista
  • Telma Lustosa Silva Santana Universidade Autônoma de Assunção

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14199

Palavras-chave:

Docência. Tecnologia. Geração. Atualização. Formação Continuada.

Resumo

O tema tecnologia é pertinente em gerações marcadas pelo uso desta ferramenta enérgica no acesso de informações. A tecnologia marca o contexto histórico e tem impacto direto no comportamento. Gerações como a Y (Millennial) e Z são marcadas pelo desenvolvimento contínuo da tecnologia, ao passo que por sua vez gerações como a dos Baby Boomers e a X presenciaram o estopim tecnológico e agora se surpreendem com o avançar contínuo da tecnologia. Além destas questões, existem outras diferenças pertinentes na compreensão da dinâmica destas gerações. Ao passo que a tecnologia caminha constantemente, o papel do docente é de se formar continuamente, através da atualização e formação continuada propostas por Perrenoud a tecnologia pode ser uma ferramenta aliada no processo de ensino-aprendizagem, todavia se faz necessário compreender que para tal existirão desafios pessoais, profissionais e institucionais. A tecnologia permite acesso instantâneo para uma série de informações e conhecimentos, todavia com a mesma velocidade que estes podem ser adquiridos poderão também serem descartados, constituindo-se assim de um dos desafios mais pertinentes na prática educacional, gerar conhecimento e informação pertinente e confiável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo Martins Lôbo, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST). 1960 NE 5th Ave, Boca Raton, FL 33431, Estados Unidos.

Alberto da Silva Franqueira, Must University-MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Luciene Viana da Silva, Must University-MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST),

Rivaldo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Linguagem e Ensino- Universidade Federal de Campina Grande.

Roberto Dezan Vicente, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Ciências Biológicas – Zoologia, Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Telma Lustosa Silva Santana, Universidade Autônoma de Assunção

Mestranda em Ciências da Educação, Universidade Autônoma de Assunção.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Lôbo, Ítalo M., Franqueira, A. da S., Silva, L. V. da, Silva, R. F. da, Vicente, R. D., & Santana, T. L. S. (2024). EDUCAÇÃO DIANTE DOS AVANÇOS DA MODERNIDADE TECNOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 3842–3849. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14199