TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO NA PRÁXIS DOCENTE: PERTINÊNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL E DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS

Autores

  • José Humberto Lucas Filho Veni Creator Christian University
  • Luís Miguel Cardoso Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12590

Palavras-chave:

Educação. Tecnologia. Letramento Digital. Formação Docente.

Resumo

O presente estudo objetiva refletir sobre Educação e Tecnologia, com base no Letramento Digital na formação continuada docente como instrumento de transformação da práxis pedagógica. Como objetivos menores pretende-se apresentar as concepções sobre Tecnologias; Explicar a importância do Letramento Digital e o desenvolvimento de competências e habilidades na formação continuada docente; Estudar barreiras e preocupações relacionadas à inovação pedagógica e apresentar ferramentas que contribuam para uma docência crítica, criativa e reflexiva. Para tanto, para a obtenção dos dados, far-se-á uso da pesquisa bibliográfica como método, através do estudo levantado nos referenciais teóricos sobre Educação, Tecnologias, Orientações Legais, Formação Continuada, entre outros, seus dilemas e desafios diante da globalização do conhecimento no século XXI. Enfim, por meio do estudo a ser realizado e das sugestões que possam ser apresentadas será possível confirmar que, na formação continuada, o Letramento se torna uma ferramenta para a construção de uma práxis com melhor qualidade.

 

Biografia do Autor

José Humberto Lucas Filho, Veni Creator Christian University

Doutorando na Veni Creator Christian University.

Luís Miguel Cardoso, Universidade de Lisboa

PhD, Instituto Politécnico de Portalegre e  Centro de Estudos Comparatistas  da Universidade de Lisboa.

 

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

Lucas Filho, J. H., & Cardoso, L. M. (2024). TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO NA PRÁXIS DOCENTE: PERTINÊNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL E DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 782–806. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12590