EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE VIGILÂNCIA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20551Palavras-chave:
Segurança digital. Monitoramento escolar. Tecnologia educacional. Ética.Resumo
O presente estudo abordou a temática da segurança digital no contexto escolar, considerando os desafios éticos e legais gerados pelo uso de tecnologias computacionais de monitoramento em instituições de ensino. Identificou-se como problema a ausência de critérios claros e transparentes no uso dessas tecnologias, o que pode comprometer o direito à privacidade dos estudantes. O objetivo geral foi analisar as implicações éticas e legais do uso de tecnologias de monitoramento no ambiente escolar, à luz da segurança digital. A pesquisa foi conduzida por meio de metodologia bibliográfica, utilizando produções acadêmicas recentes que discutem o uso de TICs na educação, inclusão digital, letramento crítico e inteligência artificial na infância. No desenvolvimento, observou-se que o uso de plataformas digitais, sistemas automatizados e recursos de vigilância requerem mediação crítica, respeito à legislação vigente e formação docente específica. Nas considerações finais, concluiu-se que práticas de monitoramento digital, quando desprovidas de ética e respaldo legal, podem comprometer a autonomia dos sujeitos, exigindo uma abordagem responsável e consciente. Reforçou-se, ainda, a necessidade de novas pesquisas que aprofundem a análise das práticas escolares e ampliem o debate sobre cidadania digital.
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