EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE VIGILÂNCIA DIGITAL

Autores

  • Gleibiane Sousa Marques Must University
  • Abadia José de Santana Must University
  • Alex Sandro Soares Tesch Must University
  • Heloisa Jacintho de Abreu Conrado Must University
  • Luciana Mercuri Must University
  • Marilene Leite de Souza Campos Must University
  • Marilene Tozi Must University
  • Verônica dos Anjos Ferreira Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20551

Palavras-chave:

Segurança digital. Monitoramento escolar. Tecnologia educacional. Ética.

Resumo

O presente estudo abordou a temática da segurança digital no contexto escolar, considerando os desafios éticos e legais gerados pelo uso de tecnologias computacionais de monitoramento em instituições de ensino. Identificou-se como problema a ausência de critérios claros e transparentes no uso dessas tecnologias, o que pode comprometer o direito à privacidade dos estudantes. O objetivo geral foi analisar as implicações éticas e legais do uso de tecnologias de monitoramento no ambiente escolar, à luz da segurança digital. A pesquisa foi conduzida por meio de metodologia bibliográfica, utilizando produções acadêmicas recentes que discutem o uso de TICs na educação, inclusão digital, letramento crítico e inteligência artificial na infância. No desenvolvimento, observou-se que o uso de plataformas digitais, sistemas automatizados e recursos de vigilância requerem mediação crítica, respeito à legislação vigente e formação docente específica. Nas considerações finais, concluiu-se que práticas de monitoramento digital, quando desprovidas de ética e respaldo legal, podem comprometer a autonomia dos sujeitos, exigindo uma abordagem responsável e consciente. Reforçou-se, ainda, a necessidade de novas pesquisas que aprofundem a análise das práticas escolares e ampliem o debate sobre cidadania digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleibiane Sousa Marques, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Abadia José de Santana, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Alex Sandro Soares Tesch, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Heloisa Jacintho de Abreu Conrado, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Luciana Mercuri, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Marilene Leite de Souza Campos, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Marilene Tozi, Must University

estranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Verônica dos Anjos Ferreira, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-08-01

Como Citar

Marques, G. S., Santana, A. J. de, Tesch, A. S. S., Conrado, H. J. de A., Mercuri, L., Campos, M. L. de S., … Ferreira, V. dos A. (2025). EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE VIGILÂNCIA DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 122–129. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20551