O IMPACTO DA LEITURA NA VIDA DO REEDUCANDO VAI ALÉM DOS MUROS DA INSTITUIÇÃO PRISIONAL

Autores

  • Maria Gabriela Herculano de Souza Rosa Universidade São Lucas
  • Isadora Margarete Guimarães da Silva Universidade São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14195

Palavras-chave:

Remição por leitura. Instituição prisional. Lei de Execução Penal.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral analisar o impacto da leitura na vida do reeducando, explorando como esse impacto transcende os limites físicos da instituição prisional. A questão do sistema prisional é um tema de grande relevância, especialmente no que diz respeito à ressocialização dos detentos. Diante desse contexto, surge a questão sobre os desafios que o Estado enfrenta em promover e ampliar o estímulo para que o apenado possa aderir ao instituto jurídico da Remição de Pena pela Leitura. Assim, a metodologia utilizada tem uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e análise de dados relevantes sobre o tema. São examinados relatórios, pesquisas e estudos acadêmicos que abordam o impacto da leitura na ressocialização dos detentos. Ao longo da análise, foi possível constatar que a leitura tem um impacto significativo na vida do reeducando, indo além dos muros da instituição prisional. Através do acesso à leitura, os detentos desenvolvem habilidades cognitivas, emocionais e sociais que contribuem para sua reintegração na sociedade. Além disso, a remição de pena pela leitura não só proporciona benefícios individuais aos detentos, como também promove uma cultura de respeito aos direitos humanos e à dignidade humana dentro do sistema prisional. No entanto, os desafios enfrentados pelo Estado em promover e ampliar o estímulo para que os apenados assentir a esse instituto jurídico ainda persistem, evidenciando a necessidade de políticas públicas mais eficazes nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gabriela Herculano de Souza Rosa, Universidade São Lucas

Graduanda em Direito pela Universidade São Lucas-Afya, Porto Velho. 

Isadora Margarete Guimarães da Silva, Universidade São Lucas

Professora do curso de Direito da Universidade São Lucas, Afya, Porto Velho. Mestra em Administração de Empresas. Linha de pesquisa: Gestão Ambiental pela UNIFOR. Bacharela em Direito pela Faculdade Baiana de Ciências. Professora do curso de Direito da Universidade São Lucas, Afya.

Downloads

Publicado

2024-05-22

Como Citar

Rosa, M. G. H. de S., & Silva, I. M. G. da. (2024). O IMPACTO DA LEITURA NA VIDA DO REEDUCANDO VAI ALÉM DOS MUROS DA INSTITUIÇÃO PRISIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4240–4258. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14195